O que pode ser considerado patrimônio cultural?
Índice
- O que pode ser considerado patrimônio cultural?
- O que é tombamento cultural?
- Como é feito o processo de tombamento de patrimônio?
- O que pode ser considerado patrimônio?
- Quais os dois tipos de patrimônios culturais?
- O que pode ser considerado patrimônio cultural material o que pode ser considerado patrimônio cultural imaterial?
- Em que consiste o patrimônio imaterial?
- O que são patrimônio material e imaterial?
- Qual o ato final do processo de tombamento?
- Qual é o processo jurídico que formaliza o tombamento de um patrimônio?
- Como fazer um relatório científico?
- Qual é a conclusão de um relatório científico?
- Quais são os materiais e métodos do relatório científico?
- Quais são os resultados apresentados num relatório científico?

O que pode ser considerado patrimônio cultural?
216 da Constituição Federal Brasileira constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira. ...
O que é tombamento cultural?
O tombamento é o instrumento de reconhecimento e proteção do patrimônio cultural mais conhecido, e pode ser feito pela administração federal, estadual e municipal.
Como é feito o processo de tombamento de patrimônio?
Atualmente, o tombamento é um ato administrativo realizado pelo poder público (SEEC/CPC) com o objetivo de preservar, através da aplicação da lei, bens de valor histórico, cultural, arquitetônico e ambiental para a população, impedindo que venham a ser destruídos ou descaracterizados.
O que pode ser considerado patrimônio?
Patrimônio, tanto no âmbito legal quanto econômico, se refere ao conjunto de bens, direitos e obrigações que tem algum valor financeiro, seja para pessoas físicas, seja para empresas. Em outras palavras, é tudo o que alguém possui e deve. Basicamente, o patrimônio é composto por duas partes: ativos e passivos.
Quais os dois tipos de patrimônios culturais?
A Cultura Material e Imaterial representam os dois tipos de patrimônio cultural, e que juntos constituem a cultura de determinado grupo. A cultura material está associada aos elementos materiais e, portanto, é formada por elementos palpáveis e concretos, por exemplo, obras de arte e igrejas.
O que pode ser considerado patrimônio cultural material o que pode ser considerado patrimônio cultural imaterial?
A cultura material é composta por elementos concretos, como construções e objetos artísticos. Já a cultura imaterial é relacionada a elementos abstratos, como hábitos e rituais. ... Podem ser bens móveis, como objetos artísticos, vestimentas, obras de arte, ou bens imóveis, como edificações e sítios arqueológicos.
Em que consiste o patrimônio imaterial?
O patrimônio imaterial é transmitido de geração a geração, constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente, de sua interação com a natureza e de sua história, gerando um sentimento de identidade e continuidade, contribuindo para promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade ...
O que são patrimônio material e imaterial?
Dentro da história e da arquitetura, o patrimônio se divide em duas categorias: os bens considerados materiais e os imateriais que juntos representam a identidade, cultura e história de um determinado povo.
Qual o ato final do processo de tombamento?
O processo termina com a inscrição nochamado Livro do Tombo e a comunicação formal do tombamento ao proprietário ouà cidade, se for um bem público. ... O tombamento também pode ser um ato do poderpúblico estadual ou municipal, mas, nesses casos, os processos são conduzidospelos estados e municípios.
Qual é o processo jurídico que formaliza o tombamento de um patrimônio?
O tombamento é efetivado por meio de ato administrativo, regulamentado no Brasil pelo Decreto Lei n.º 25, de 30 de novembro de 1937. Pode ocorrer em nível federal, feito pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), ou ainda na esfera estadual ou municipal.
Como fazer um relatório científico?
Afinal, fazer um relatório científico implica em ser objetivo e permitir validação por outras pessoas. Nos materiais e métodos, o autor deve fazer uma descrição detalhada de todos os equipamentos e instrumentos (materiais) que foram necessários para a realização da pesquisa e, em seguida, como foram utilizados pelo estudante (métodos).
Qual é a conclusão de um relatório científico?
É na conclusão em que o universitário amarra todas as descobertas da pesquisa ou experimento científico e expõe, sucintamente, tudo que o aluno aprendeu durante o processo de investigação científica. Dentre os tópicos de um relatório científico, a conclusão está entre os mais importantes.
Quais são os materiais e métodos do relatório científico?
Nos materiais e métodos, o autor deve fazer uma descrição detalhada de todos os equipamentos e instrumentos (materiais) que foram necessários para a realização da pesquisa e, em seguida, como foram utilizados pelo estudante (métodos). Imagine que esse setor do relatório científico é como a “receita de bolo” do trabalho.
Quais são os resultados apresentados num relatório científico?
Os resultados apresentados num relatório, como em qualquer outro texto científico, devem ser verificáveis. Esse é um aspeto importantíssimo e frequentemente esquecido.