Como identificar Fibrose Cística no teste do pezinho?
Índice
- Como identificar Fibrose Cística no teste do pezinho?
- Como saber se o bebê tem Fibrose Cística?
- O que é Fibrose Cística em Recém-nascido?
- É normal dar erro no teste do pezinho?
- Quando o Teste do Pezinho dar positivo?
- Como saber o resultado do exame do pezinho?
- Qual a probabilidade de um casal que tenha um filho com fibrose cística venha a ter outro filho afetado?
- Quando a fibrose cística se manifesta?
- Quanto tempo dura uma pessoa que tem fibrose cística?
- Qual o resultado positivo do teste do pezinho para fibrose?
- Quais as consequências típicas da fibrose cística?
- Como pode ser realizado o teste do pezinho?
- Qual a expectativa de vida do paciente com fibrose cística?

Como identificar Fibrose Cística no teste do pezinho?
Quando o teste do pezinho vier alterado para Fibrose Cìstica, é necessário realizar também o Teste do Suor, para confirmar ou descartar o diagnóstico. O Teste do Suor é considerado o exame padrão ouro para o diagnóstico da Fibrose Cística. Ele pode ser realizado em hospitais e laboratórios de todo o Brasil.
Como saber se o bebê tem Fibrose Cística?
Os recém-nascidos que apresentam íleo meconial quase sempre desenvolvem outros sintomas de fibrose cística. O primeiro sintoma de fibrose cística em um bebê que não possui íleo meconial é muitas vezes o atraso em ganhar novamente o peso de nascimento ou ganho de peso insatisfatório às quatro a seis semanas de idade.
O que é Fibrose Cística em Recém-nascido?
Fibrose cística é uma doença genética (também denominada mucoviscidose) que pode acometer vários órgãos, notadamente pulmões, pâncreas, fígado, intestino, além de outros órgãos. A primeira descrição da doença foi feita por Landsteiner em 1905 e no Brasil a primeira publicação foi em 1942 por Gesteira.
É normal dar erro no teste do pezinho?
Quer dizer que o teste do pezinho pode falhar? Sim, em mais de 80% dos casos pode ser um falso-positivo; os pais podem ficar tranqüilos até a realização da contra-prova (2º teste do pezinho). 2º) Se o 2º exame for também positivo, o bebê será encaminhado para fazer a prova do suor.
Quando o Teste do Pezinho dar positivo?
A maioria dos recém-nascidos não manifesta nenhum sinal ou sintoma das doenças rastreadas nos primeiros dias de vida. Os recém-nascidos que apresentarem resultado positivo na triagem neonatal devem realizar exames específicos para confirmação. O ideal é que o teste seja realizado entre o 3º e o 5º dia de vida.
Como saber o resultado do exame do pezinho?
Acesso Postos de Coleta Passo 1: Acessar o menu AMARELO onde diz “Resultado Teste do Pezinho”. Passo 2: Digitar a Senha que pode ser encontrada na Ficha de Coleta ou no Informativo aos Pais. Lembre-se: Não utilizar pontos, vírgulas ou espaços. Passo 4: Clicar em RESULTADO.
Qual a probabilidade de um casal que tenha um filho com fibrose cística venha a ter outro filho afetado?
Quando ambos os pais são portadores da fibrose cística, a probabilidade de ter um filho com esta doença é de 25%.
Quando a fibrose cística se manifesta?
Apesar de ter tratamento, a fibrose cística é irreversível e se manifesta nos primeiros anos de vida. Diante de uma patologia com um prognóstico tão grave, é essencial que os profissionais de saúde se atualizem para buscar conhecimentos e promovam o melhor acompanhamento dos pacientes.
Quanto tempo dura uma pessoa que tem fibrose cística?
Se, há 30 anos, a expectativa de vida do paciente não ultrapassava os 15 anos de idade, hoje, quem nasce com Fibrose Cística tem uma expectativa de vida acima de 40 anos. O Teste do Pezinho é a primeira triagem de Fibrose Cística na infância.
Qual o resultado positivo do teste do pezinho para fibrose?
O resultado positivo do Teste do Pezinho para Fibrose Cística não significa que a criança realmente possui a doença e o número de falso-positivos é elevado. Nessas situações, a realização do Teste do Suor se faz necessária para a confirmação ou exclusão da indicação positiva.
Quais as consequências típicas da fibrose cística?
Algumas das consequências típicas da Fibrose Cística são pneumonia de repetição, sinusite frequente, tosse crônica, dificuldade de ganhar peso e estatura e cansaço para realizar atividades simples. Quando o paciente chega à adolescência, é comum que haja um sentimento de desesperança devido às dificuldades enfrentadas durante a terapia.
Como pode ser realizado o teste do pezinho?
O teste pode ser realizado com amostra de sangue colhido em papel de filtro, na mesma amostra realizada para o teste do pezinho para fenilcetonúria, hipotireodismo congênito e anemia falciforme.
Qual a expectativa de vida do paciente com fibrose cística?
Apesar da gravidade do quadro, o tratamento da FC tem evoluído consideravelmente nos últimos anos. Se, há 30 anos, a expectativa de vida do paciente não ultrapassava os 15 anos de idade, hoje, quem nasce com Fibrose Cística tem uma expectativa de vida acima de 40 anos. O Teste do Pezinho é a primeira triagem de Fibrose Cística na infância.