Como evitar sarampo em bebê?

Índice

Como evitar sarampo em bebê?

Como evitar sarampo em bebê?

Se o seu filho tiver contraído sarampo, você deve mantê-lo em casa, longe da escola ou creche. Sobretudo, certifique-se de que ele fique longe de outras crianças e grávidas que possam não ter sido imunizadas contra a doença. A única forma de prevenção da doença e bloqueio da progressão dessa epidemia é a vacinação.

O que causa sarampo em bebê?

O sarampo é causado por um vírus chamado Morbili Vírus. É uma doença infecciosa, viral e muito comum na infância. Sua transmissão se dá por secreções das vias respiratórias, como gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse de pessoas infectadas.

Como se prevenir contra o sarampo?

A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.

Quais medidas estão sendo tomadas para diminuir ou evitar a propagação do sarampo?

A vacinação é a melhor forma de proteção contra o sarampo e, mesmo depois que a doença já tenha começado a se espalhar, a vacina ainda pode reduzir o número de casos e mortes. A dificuldade está no fato de pelo menos 95% das pessoas precisarem estar imunizadas para prevenir novos surtos.

Como fazer o tratamento para sarampo no bebê?

O tratamento para o sarampo no bebê é feito com a ingestão de analgésicos e antitérmicos como Dipirona, para diminuir os sintomas da doença. A Organização Mundial de Saúde indica ainda a suplementação de vitamina A para todas as crianças diagnosticadas com sarampo.

Quando o bebê é contaminado com sarampo?

Embora seja muito raro, o bebê entre os 6 meses e 1 ano de idade pode ser contaminado com sarampo, apresentando várias pequenas manchas por todo o corpo, febre acima de 39ºC e irritabilidade fácil.

Quais são os sintomas do sarampo?

Também nos casos de sarampo, o bebê pode desenvolver pequenas manchas branco-azuladas dentro da boca que desaparecem em 2 dias. Ao notar qualquer um destes sintomas os pais devem levar a criança o mais rápido possível ao pediatra para que ele confirme o diagnóstico do sarampo e indique o tratamento necessário.

Como confirmar o diagnóstico de sarampo?

A melhor forma de confirmar o diagnóstico de sarampo é consultar um pediatra, para fazer avaliação dos sintomas e do histórico clínico da criança, no entanto, caso exista suspeita de que as manchas possam estar sendo causadas por outra doença, o médico também pode pedir um exame de sangue, por exemplo.

Postagens relacionadas: