Como saber se eu tenho estrabismo?
Índice
- Como saber se eu tenho estrabismo?
- O que o estrabismo pode causar?
- Como identificar se a criança é vesga?
- Qual o exame que detecta o estrabismo?
- Quem tem estrabismo enxerga bem?
- O que provoca o estrabismo?
- Qual a lente que corrige o estrabismo?
- Como se trata o estrabismo?
- Como identificar o bebé com estrabismo?
- Como se caracteriza o estrabismo vertical?
- Quais as causas do estrabismo infantil?

Como saber se eu tenho estrabismo?
O estrabismo também pode ser diagnosticado através de diversos exames oftalmológicos, como o teste do reflexo, de acuidade visual, entre outros. Mesmo nos adultos, o diagnóstico precoce é muito importante para evitar que o problema se agrave e haja necessidade de uma intervenção cirúrgica.
O que o estrabismo pode causar?
O estrabismo consiste em um desalinhamento intermitente ou constante de um olho, de maneira que sua linha de visão não aponta para o mesmo objeto que a do outro olho. Se não for tratado, o estrabismo pode causar ambliopia (uma redução da visão) e perda permanente da visão.
Como identificar se a criança é vesga?
Sinais de estrabismo infantil no seu filho
- Dor de cabeça;
- Torcicolo;
- Perda de foco;
- Fechar um dos olhos para enxergar;
- Inclinar a cabeça para enxergar;
- Perda de profundidade;
- Ambliopia.
Qual o exame que detecta o estrabismo?
O teste do reflexo para avaliar se o foco de luz está centralizado nas duas pupilas é fundamental para o diagnóstico do estrabismo. Outros exames oftalmológicos, como os de acuidade visual, de fundo de olho, de oclusão e movimento ocular também são úteis para confirmar o diagnóstico, avaliando o tamanho do desvio.
Quem tem estrabismo enxerga bem?
Nos estrábicos, como um dos olhos apresenta um desvio, que pode ser (para dentro, para fora ou na vertical), o estrábico enxerga com menor senso de profundidade, uma vez que o cérebro só consegue interpretar uma imagem.
O que provoca o estrabismo?
O estrabismo ocorre quando os mecanismos corticais cerebrais são afetados por doenças ou traumas. Eles controlam os movimentos dos olhos para mantê-los paralelos – o que é fundamental para que as imagens captadas sejam iguais e sincronizadas.
Qual a lente que corrige o estrabismo?
Lentes de Prisma Um prisma é colocado na lente dos óculos, fazendo com que os dois fundos de nossas retinas recebam a mesma imagem ao mesmo tempo. Esse tratamento é recomendado para qualquer idade e é comumente indicado para estrabismos não acomodativos. Ou seja, quando é possível corrigir com o uso de óculos de grau.
Como se trata o estrabismo?
No estrabismo ocorre o desalinhamento dos olhos, que pode ser de vários tipos. Um dos sintomas do estrabismo é a visão dupla. Conheça o tratamento.
Como identificar o bebé com estrabismo?
O bebé com estrabismo é um dos temas que frequentemente preocupa os pais. Embora comum, esta condição de visão deve ser identificada para que se possa iniciar o tratamento da mesma. Sabe como identificar o bebé com estrabismo? Venha descobrir com o Bebé a Bordo.
Como se caracteriza o estrabismo vertical?
Já o estrabismo vertical caracteriza-se pelo olho virado para cima (hipertropia) ou para baixo (hipotropia). Podem ocorrer também combinações entre os tipos de estrabismo. Por exemplo, quando o olho se desvia para cima e para o nariz ao mesmo tempo. O estrabismo também pode ser alternante, ou seja, o desvio se alterna entre um olho e outro.
Quais as causas do estrabismo infantil?
O estrabismo pode estar presente desde o nascimento devido a fatores genéticos. Porém, doenças e condições que afetam o cérebro também estão entre as causas do estrabismo infantil, tais como paralisia cerebral, Síndrome de Down, hidrocefalia, tumores cerebrais e prematuridade. Quais as causas de estrabismo?