Como descobrir o termo regente?
Índice
- Como descobrir o termo regente?
- O que é um termo regente?
- O que é termo regente e termo regido dê exemplos?
- O que é um substantivo regente?
- Quais termos podem ser regentes *?
- Qual é o termo regido pelo substantivo?
- Quais termos podem ser regentes?
- O que é a concordância verbal?
- Qual a regência da frase?

Como descobrir o termo regente?
A regência verbal indica a relação que um verbo (termo regente) estabelece com o seu complemento (termo regido) através do uso ou não de uma preposição. Na regência verbal os termos regidos são o objeto direto (sem preposição) e o objeto indireto (preposicionado).
O que é um termo regente?
Ao termo que necessita de um complemento, damos o nome de TERMO REGENTE. O complemento denominamos TERMO REGIDO. A regência pode ser verbal, relacionada aos verbos, ou nominal, relacionada a substantivos e adjetivos.
O que é termo regente e termo regido dê exemplos?
Considere o exemplo: «O porte de arma pela população não tem consenso.» Para a preposição «de», «o porte» seria o termo regente, enquanto «arma», o regido. ... O elemento subordinante denomina-se termo regente; o elemento subordinado denomina-se termo regido.
O que é um substantivo regente?
Na regência nominal, o termo regente é um nome, isto é, um substantivo, um adjetivo ou um advérbio, que sempre será acompanhado por uma preposição, cuja função é intermediar a relação entre o nome e seus complementos.
Quais termos podem ser regentes *?
Na regência nominal, o nome que atua como termo regente pode ser um substantivo, um adjetivo ou um advérbio. Já o complemento nominal, que atua como termo regido, pode ser um substantivo, um pronome ou um numeral.
Qual é o termo regido pelo substantivo?
Regência Nominal é a relação estabelecida entre um nome (substantivo, adjetivo, alguns advérbios) e seus respectivos complementos por meio de uma preposição. Veja os exemplos: O problema ficou fácil de solucionar.
Quais termos podem ser regentes?
Na regência nominal, o nome que atua como termo regente pode ser um substantivo, um adjetivo ou um advérbio. Já o complemento nominal, que atua como termo regido, pode ser um substantivo, um pronome ou um numeral.
O que é a concordância verbal?
Concordância verbal e nominal faz o estudo da harmonia existente entre os elementos de uma oração. A concordância verbal faz referencia ao verbo em relação ao sujeito, o primeiro necessariamente deve concordar em número - singular ou plural - e pessoa - 1°, 2°, 3° - com o segundo.
Qual a regência da frase?
Regência verbal é a relação criada entre os verbos e os termos que o complementam ou caracterizam. Esses verbos podem ser intransitivos e transitivos. Os verbos intransitivos não necessitam de complemento. Isso ocorre porque os verbos fazem sentido por si só, isto é, não precisam de complemento.