Quando utilizar o lhe?

Índice

Quando utilizar o lhe?

Quando utilizar o lhe?

O pronome “lhe” é usado para substituir o complemento de um verbo transitivo indireto, ou seja, que exige a preposição (a, para ) como antecedente. Logo, orações como: Quero lhe abraçar ou Não lhe conheço são equivocadas, pois os verbos “abraçar” e “conhecer” são transitivos diretos, não exigem preposição.

O que é objeto indireto de exemplo?

O objeto indireto é um tipo de Complemento Verbal. Diferentemente do Objeto Direto, o qual vincula-se ao Verbo diretamente, o Objeto Indireto integra-se aos sentidos dos Verbos Transitivos Indiretos através de uma Preposição. Veja o exemplo: Ricardo gosta de cerveja.

Quando usar o lhe e lhes?

Resumindo: só use LHES(S) para substituir complementos de verbos que poderiam ser substituídos por a alguém. (Para quem lembra as regras de gramática, LHE(S) serve para substituir objeto indireto).

Qual o objeto direto e o objeto indireto?

O objeto direto e o objeto indireto fazem parte dos complementos verbais das frases, completando o sentido de verbos transitivos diretos e indiretos que, sozinhos, possuem significado incompleto. Objeto direto. O objeto direto completa o sentido de um verbo transitivo direto, sem a presença obrigatória de uma preposição.

Quais são os objetos diretos?

Os objetos diretos sempre complementam verbos transitivos diretos, ou seja, aqueles que precisam de algo que complete seu sentido na oração. Sem esse complemento, a ação do verbo é considerada incompleta. Para identificar esse tipo de objeto, é bem simples: Identifique o sujeito e o verbo da oração.

Qual a diferença entre objeto indireto e adverbial?

Para que não haja confusão entre o objeto indireto e adjunto adverbial, preste atenção: Se completar o sentido de um verbo, é objeto indireto. Se apresentar informação acessória a um verbo, sendo portanto dispensável, é adjunto adverbial.

Qual o objeto direto de um substantivo?

Objeto direto representado por um substantivo: Mariana comeu o quibe. Mirim esperava a irmã. Objeto direto representado por um pronome substantivo: Guarde isto com muito cuidado. Os pais fizeram tudo para a festa da filha. Objeto direto representado por um pronome oblíquo átono (o, a, os, as, me, te, se, nos, vos): O primo deixou- a sozinha.

Postagens relacionadas: