Como saber o predicado da oração?

Índice

Como saber o predicado da oração?

Como saber o predicado da oração?

Você sabe o que é predicado? Elemento importante da oração, o predicado é aquilo que se declara a respeito do sujeito. Quando identificamos o sujeito, fazendo uma pergunta para o verbo da oração, identificamos também o seu predicado. Nele sempre haverá um verbo ou uma locução verbal.

O que é predicado da oração?

O predicado é todo termo da frase que faz referência ao sujeito. Uma oração completa é formada por sujeito e predicado. Os sujeitos podem ser classificados em determinados (simples, composto ou oculto). Já os predicados podem ser classificados entre nominal, verbal e verbo-nominal.

Como reconhecer predicado?

Predicado é tudo o que se declara acerca do sujeito, ou seja, é tudo que há na frase que não é o sujeito. O predicado verbal possui obrigatoriamente um verbo, o qual é o núcleo do predicado. O verbo é núcleo do predicado quando é nocional, ou seja, que demonstra uma ação.

Como encontrar o predicado nominal?

Predicado nominal: é aquele que tem como núcleo um nome, uma forma verbal (substantivo, adjetivo, locução adjetiva). Tipo de predicado em que ocorre verbo de ligação e predicativo do sujeito. Predicado verbal: é aquele que tem como núcleo um verbo. Ex: Os jogadores andam pelo gramado.

O que é verbo e predicado?

Predicado verbal: é aquele que tem como núcleo um verbo. Ex: Os jogadores andam pelo gramado. Predicado verbo-nominal: é aquele que tem dois núcleos: um verbo e um nome.

Quais são os predicados das orações?

Pela ordem, os predicados das orações acima classificam-se como: Paulo está adoentado. Paulo está no hospital. a) O predicado é verbal em I e II. b) O predicado é nominal em I e II. c) O predicado é verbo-nominal em I e II. d) O predicado é verbal em I e nominal em II.

Como identificar o predicado?

Outra forma bastante útil de identificar o predicado é localizando o verbo da oração, pois os verbos sempre estarão no predicado. Contudo, devemos tomar cuidado para não confundir o complemento verbal ou o adjunto adverbial com o sujeito. Ex.: Joana foi ao cinema com João. (sujeito: Joana / predicado: foi ao cinema com João)

Qual a posição da oração?

Dependendo da posição de seus termos, a oração pode estar: Na ordem direta: o sujeito aparece antes do predicado. brincavam despreocupadas. Na Ordem Inversa: o sujeito aparece depois do predicado. as crianças. brincavam.

Quais são as respostas para a oração?

E temos as respostas: “as taxas de juros” (sujeito) e “elevadas” (predicado nominal), ou seja, o predicativo nominal só atribui significado ao sujeito quando ligado pelo verbo de ligação (continuam). A oração só tem sentido pelo complemento (predicado) “elevadas”, o qual é, portanto, o núcleo do predicado nominal.

Postagens relacionadas: