Quais são os erros de concordância?
Índice
- Quais são os erros de concordância?
- O que é um erro de concordância?
- Como identificar um erro de concordância verbal?
- O que é concordância não padrão?
- O que é concordância em português?
- Quais são os erros verbais?
- O que é concordância de um texto?
- O que é concordância padrão?
- Quais são os erros de concordância em português?
- Quais os erros de concordância na redação?
- Qual a concordância com o substantivo?
Quais são os erros de concordância?
Exemplos: Tenho menos medo de barata do que altura. Ela está menos cansada que você. Bastante, muito, pouco, caro, barato: essas palavras estabelecem concordância de gênero e número com o substantivo, quando são empregadas como adjetivos.
O que é um erro de concordância?
A concordância verbal ou nominal pode ser classificada como uma forma de “harmonizar” a ligação entre os termos de alguma sentença. ... Esses termos podem ser substantivos, pronomes, verbos, numerais e adjetivos, por exemplo.
Como identificar um erro de concordância verbal?
O verbo haver será sempre impessoal e sem sujeito, mesmo em locuções verbais. Exemplo: Pode haver problemas graves na nova administração federal. Se for verbo transitivo direto, concordará com o consequente. Havendo preposição, sempre o verbo ficará no singular.
O que é concordância não padrão?
A concordância verbal ocorre quando o verbo de flexiona para concordar com o sujeito gramatical. ... A concordância nominal ocorre quando há flexão de um termo (artigo, adjetivo, pronome,…) para concordar com um substantivo. Essa flexão é feita em gênero (masculino ou feminino) e em número (plural ou singular).
O que é concordância em português?
substantivo feminino Ação ou efeito de concordar, de estar de acordo com; conformidade, acordo: concordância de testemunhos.
Quais são os erros verbais?
A comunicação profissional está infestada de erros de ortografia, sintaxe, regência, pontuação e conjugação verbal. Veja os 60 tropeços mais comuns
- 1. “ ...
- “Em vez de” / “Ao invés de” ...
- “A nível de” / “Em nível de” ...
- “A meu ver” / “Ao meu ver” ...
- “Maiores informações” / “Mais informações” ...
- “A” / “há” ...
- “Acerca de” / “a cerca de”
O que é concordância de um texto?
Existem dois tipos: a concordância nominal, que é o modo pelo qual as palavras alteram suas terminações para se encaixarem com outras que compõem a oração, e a concordância verbal, que trata das flexões do verbo, para se acomodar ao seu sujeito. ...
O que é concordância padrão?
A regra básica da concordância verbal é o verbo concordar em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª ou 3ª) com o sujeito da frase.
Quais são os erros de concordância em português?
Entre as tantas regras do português, muitos estudantes pecam quando o assunto é concordância verbal. Por isso, o professor Ricardo Russo, do Objetivo de Florianópolis, aponta os cinco principais erros de concordância.Fique atento para não errar na redação e nas questões de português:
Quais os erros de concordância na redação?
Por isso, o professor Ricardo Russo, do Objetivo de Florianópolis, aponta os cinco principais erros de concordância.Fique atento para não errar na redação e nas questões de português: 1º) Encontre o sujeito. Nas provas, sujeito e verbo estarão distantes, para confundir o vestibulando.
Qual a concordância com o substantivo?
Os termos que fazem relação com o substantivo na concordância nominal devem, de acordo com a norma culta, concordar em gênero e número com o ele. Nesse caso, o substantivo “cavalos” está no masculino e no plural e a concordância dos modificadores está correta, já que “dois” e “fortes” estão no gênero masculino e no plural.