Para que serve o objeto direto e indireto?

Índice

Para que serve o objeto direto e indireto?

Para que serve o objeto direto e indireto?

O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o sentido dos verbos transitivos. - vem sempre associado a um verbo transitivo; - liga-se ao verbo sem preposição, exigida por este; - indica o paciente, o alvo ou o elemento sobre o qual recai a ação verbal.

Quando o pronome me é objeto direto?

b) Os pronomes oblíquos o, a, os, as (e as variantes lo, la, los, las, no, na, nos, nas) são sempre objeto direto. Os pronomes lhe, lhes são sempre objeto indireto. c) Os pronomes oblíquos me, te, se, nos, vos podem ser objeto direto ou indireto. ... Portanto, "me" é objeto direto.

Porque o pronome lhe é considerado objeto indireto?

O pronomelhe” é usado para substituir o complemento de um verbo transitivo indireto, ou seja, que exige a preposição (a, para ) como antecedente. Logo, orações como: Quero lhe abraçar ou Não lhe conheço são equivocadas, pois os verbos “abraçar” e “conhecer” são transitivos diretos, não exigem preposição.

Qual a diferença entre objeto direto e indireto?

O objeto direto não precisa de preposição, mas em alguns casos, ele pode vir acompanhado de preposição - por questões estilísticas ou para evitar ambiguidades. A diferença entre objeto direto e indireto é que a presença da preposição é obrigatória no objeto indireto; caso contrário, ele não faz sentido.

Quais são os objetos diretos?

Os objetos diretos sempre complementam verbos transitivos diretos, ou seja, aqueles que precisam de algo que complete seu sentido na oração. Sem esse complemento, a ação do verbo é considerada incompleta. Para identificar esse tipo de objeto, é bem simples: Identifique o sujeito e o verbo da oração.

Como identificar esse tipo de objeto?

Para identificar esse tipo de objeto, é bem simples: Identifique o sujeito e o verbo da oração. Se o sujeito e o verbo conseguem obter a resposta para “o que” com o restante da frase, temos um objeto direto. Veja alguns exemplos para facilitar:

Qual a modalidade de objeto direto?

Essa modalidade de objeto direto é utilizado para fins estilísticos principalmente em dois casos: para dar ênfase ao conteúdo ou evitar ambiguidade na frase. Eu não odeio ninguém. Diferentemente do objeto direto, o indireto é acompanhado de preposição em todos os contextos.

Postagens relacionadas: