Como encontrar uma patente?
Índice
- Como encontrar uma patente?
- Como pesquisar patentes no INPI?
- Como fazer busca de patente na WIPO?
- Como faço para saber se um produto é patenteado?
- Como consultar uma marca no INPI?
- Como fazer uma patente de marca?
- Como fazer busca de marcas no INPI?
- Como buscar patentes internacionais?
- O que é patente de invenção via PCT?
- Como ter a patente de um produto?
- Quando você pode pedir a patente?
- Como apresentar um pedido de patente?
- Quais são as patentes já concedidas?
Como encontrar uma patente?
Para realizar a busca de patente no portal, acesse http://www.inpi.gov.br/index.php/patente/busca. Para saber mais sobre Informação Tecnológica, acesse http://www.inpi.gov.br/index.php/informacao-tecnologica/guia.
Como pesquisar patentes no INPI?
Para fazer a busca no portal, entre na opção "Pesquisas", no canto superior da tela principal do site www.inpi.gov.br. Em seguida, clique em "Pesquisar base de patentes" e repita os caracteres fornecidos.
Como fazer busca de patente na WIPO?
O Patentscope é a base de dados da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI ou WIPO em inglês). Ela oferece acesso gratuito a documentos de diversos países, incluindo os depósitos via PCT (Tratado de Cooperação em matéria de Patentes).
Como faço para saber se um produto é patenteado?
Para saber se uma marca existe legalmente, entre no site do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que disponibiliza sua base de marcas para consulta pública (clique aqui).
Como consultar uma marca no INPI?
O INPI disponibiliza o conteúdo de pedidos e petições no site do INPI, por meio de acesso logado na pesquisa da base de marcas. Portanto, a vista presencial de processo aplica-se somente aos casos em que tal documentação não se encontra disponível no site do INPI.
Como fazer uma patente de marca?
Aprenda qual o processo para pedir a proteção de sua invenção através de patente
- Verifique se seu produto é patenteável. Nem tudo pode ser patenteado. ...
- Faça uma busca. ...
- Escreva um pedido de patente. ...
- Deposite o pedido. ...
- Solicite o exame de sua patente. ...
- Peça sua carta-patente. ...
- Pague todas as taxas.
Como fazer busca de marcas no INPI?
Para realizar o pedido de registro, acesse a página de busca oficial do INPI. Não é necessário digitar login e senha, basta deixar esses campos em branco e clicar em “Continuar“. Escolha se deseja registrar: uma marca, programa de computador, patente, desenho industrial ou transferência de tecnologia.
Como buscar patentes internacionais?
A busca pode ser feita gratuitamente através da Internet, na base de patentes do INPI, Google Patents, Espacenet etc. Esta base é organizada e gerenciada pelo Escritório Europeu de Patentes (EPO), e contem mais de 80 milhões de documentos de patente de cerca de 80 países diferentes países, inclusive do Brasil.
O que é patente de invenção via PCT?
O PCT é um tratado multilateral que permite requerer a proteção patentária de uma invenção, simultaneamente, num grande número de países, por intermédio do depósito de um único pedido internacional de patente.
Como ter a patente de um produto?
Ter a patente de um produto significa ter o direito de impedir terceiros de produzir, usar, colocar à venda, vender ou importar, sem o seu consentimento, (i) o produto objeto de patente ou (ii) processo ou produto obtido diretamente por processo patenteado.
Quando você pode pedir a patente?
Os prazos são contados a partir do dia em que você pediu a patente, ou seja, o dia do depósito do seu pedido. Você também pode pedir para o INPI dar uma opinião preliminar (utilizando o código 276) sobre seu pedido, avaliando se ele tem chances de se tornar uma patente, mesmo antes do exame oficial ser feito.
Como apresentar um pedido de patente?
Um Pedido Provisório de Patente é uma forma de apresentar pedidos de patente, mais simples, fácil e acessível. queiram fazer um investimento inicial mais reduzido, comparativamente ao investimento exigido pelo pedido de patente.
Quais são as patentes já concedidas?
Cabe ressaltar que entende-se por documento de patente, as patentes já concedidas, como também os pedidos de patente ainda não examinados. Tanto as patentes já concedidas, quanto os pedidos de patente que ainda aguardam exame, contêm informação tecnológica que pode ser útil para inventores, empresários e instituições de pesquisa.