Como identificar uma concordância nominal?

Índice

Como identificar uma concordância nominal?

Como identificar uma concordância nominal?

Na concordância nominal os modificadores do substantivo (artigo, pronome, numeral, adjetivo) concordam em gênero (masculino e feminino) e número (singular e plural) com o substantivo. As três amigas fiéis foram ao shopping.

Quando ocorre a concordância nominal?

Ocorre quando as classes de palavras (nomes) concordam entre si em gênero e número. ... A concordância nominal se baseia na associação entre o substantivo e as palavras que o caracterizam, sendo que esse adjetivo é chamado de adjunto adnominal e o substantivo é o núcleo da oração.

Quais palavras ocorre concordância?

A concordância verbal faz referencia ao verbo em relação ao sujeito, o primeiro necessariamente deve concordar em número - singular ou plural - e pessoa - 1°, 2°, 3° - com o segundo. Por sua vez, a concordância nominal se refere ao substantivo e suas formas relacionadas: adjetivo, numeral, pronome, artigo.

Quais são as regras de concordança nominal?

Regras de Concordância Nominal 1. Adjetivo e um substantivo. O adjetivo deve concordar em gênero e número com o substantivo. Exemplo: Que pintura bonita! 1.1. Quando há mais do que um substantivo, o adjetivo deve concordar com aquele que está mais próximo. Exemplo: Que bonita pintura e poema!

Por que a concordância é feita normalmente?

Caso o sujeito for determinado por artigo ou pronome demonstrativo, a concordância deverá ser feita normalmente: A pizza daquele restaurante é gostosa. A dieta dos pontos é boa para emagrecer. É proibida a entrada de menores de dezoito anos. 14. As palavras pseudo, alerta, monstro e menos são invariáveis: Aqueles voluntários são pseudocaridosos.

Qual o princípio da concordância?

Entender esse princípio é indispensável para quem deseja produzir textos que estejam devidamente adequados à norma-padrão da língua portuguesa. A concordância pode ser de dois tipos: concordância nominal e concordância verbal. Hoje nos dedicaremos à análise da concordância nominal e seus casos especiais.

Qual a concordância com o substantivo?

Os termos que fazem relação com o substantivo na concordância nominal devem, de acordo com a norma culta, concordar em gênero e número com o ele. Nesse caso, o substantivo “cavalos” está no masculino e no plural e a concordância dos modificadores está correta, já que “dois” e “fortes” estão no gênero masculino e no plural.

Postagens relacionadas: