Como saber quando usar crase no a?

Índice

Como saber quando usar crase no a?

Como saber quando usar crase no a?

Veja 5 dicas para usar a crase da maneira correta:

  1. Usa-se somente antes de palavras femininas. ...
  2. Utilize a nas expressões que indiquem hora. ...
  3. Usa-se antes de locuções adverbiais femininas que indiquem a ideia de tempo, lugar ou modo. ...
  4. A crase, na maioria dos casos, não ocorre antes de palavras masculinas.

Tem crase antes de esta?

g) Antes de artigos indefinidos. h) Antes dos pronomes demonstrativos esta(s), essa(s), isto, isso. i) Antes dos pronomes relativos que, quem, cuja(s). - Nome próprio geográfico: com nomes de lugar (cidade, estado, país, continente, planeta), o fenômeno da crase acontece quando a palavra admite artigo "a".

Como usar crase antes de hora?

Usamos a crase na indicação de horas, exceto se o artigo definido feminino (a/as) estiver precedido das preposições 'até', ' desde', 'após', 'entre' e 'para'. De acordo com a Gramática da Língua Portuguesa, devemos utilizar o acento grave (crase) como indicativo de horas.

O que é crase exemplos em frases?

A crase é a união do artigo feminino a com a preposição a e com certos pronomes cuja letra inicial também é o a. Essa união é indicada ortograficamente através do uso do acento grave (à), também designado de acento indicador de crase. Exemplos: Gosto de comida à mineira.

Como escrever corretamente as horas?

  1. Hora redonda: 8 horas; 9 horas; etc. Ou 8h; 9h; etc. (sem “s” e sem ponto depois de “h”).
  2. Hora quebrada: 8h30min; 9h43min, etc. (sem dar espaços entre os elementos e sem usar ponto depois de “h” e “min”).

Por que você deve usar a crase?

Isso porque as locuções “à moda de” e “à maneira de” exigem, sempre, o uso da crase, mas, muitas vezes, podem estar ocultas na frase. E aí, você deve usar o acento, ainda que, na sequência, venha um substantivo masculino.

Qual a origem da palavra crase?

Com origem na Grécia, a palavra crase significa mistura ou fusão. Na língua portuguesa, a crase indica a contração de duas vogais idênticas, mais precisamente, a fusão da preposição a com o artigo feminino a e com o a do início de pronomes.

Qual a crase na língua portuguesa?

Na língua portuguesa, a crase indica a contração de duas vogais idênticas, mais precisamente, a fusão da preposição a com o artigo feminino a e com o a do início de pronomes. Sempre que houver a fusão desses elementos, o fenômeno será indicado por intermédio da presença do acento grave, também chamado de acento indicador de crase.

Por que o uso da crase é facultativo?

Outra situação é depois da preposição “até”: “Preciso ir até à (a) faculdade”. Por fim, antes de nomes próprios femininos o uso da crase também é facultativo: “Jorge fez um pedido especial à (a) Ana”. Quando falamos de lugares, quer seja uma cidade, quer seja um estado, é comum ter dúvida se devemos ou não acentuar.

Postagens relacionadas: