O que é um erro de concordância verbal?
O que é um erro de concordância verbal?
Nas construções em que o verbo parecer aparece conjugado com um verbo no infinitivo, a concordância verbal pode ser feita de duas formas: pode ocorre apenas a flexão do verbo parecer ou apenas a flexão do verbo no infinitivo. O erro ocorre quando é feita a flexão dos dois verbos em simultâneo.
Como identificar erro na concordância verbal?
Esses termos podem ser substantivos, pronomes, verbos, numerais e adjetivos, por exemplo.
- CONCORDÂNCIA VERBAL. ...
- PRINCIPAIS ERROS.
- Coletivo: quando temos um sujeito coletivo, o verbo deve flexionar no singular, porque o coletivo é um vocábulo singular, que indica pluralização de elementos.
Como identificar o erro de concordância?
Na imagem acima podemos identificar o erro de concordância de duas formas: A princípio, “entrada” e “permanência” estão no feminino, logo, o predicativo “proibida” deve concordar em gênero.
Quais são os casos de concordância verbal?
Casos de concordância verbal: 1) Sujeito simples Regra geral: O verbo concorda com o núcleo do sujeito em número e pessoa. Ex.: Nós vamos ao cinema. O verbo (vamos) está na primeira pessoa do plural para concordar com o sujeito (nós). Casos especiais: a) O sujeito é um coletivo - o verbo fica no singular. Ex.: A multidão gritou pelo rádio.
Quais são os erros de concordância em português?
Entre as tantas regras do português, muitos estudantes pecam quando o assunto é concordância verbal. Por isso, o professor Ricardo Russo, do Objetivo de Florianópolis, aponta os cinco principais erros de concordância.Fique atento para não errar na redação e nas questões de português:
Quais os erros de concordância na redação?
Por isso, o professor Ricardo Russo, do Objetivo de Florianópolis, aponta os cinco principais erros de concordância.Fique atento para não errar na redação e nas questões de português: 1º) Encontre o sujeito. Nas provas, sujeito e verbo estarão distantes, para confundir o vestibulando.