Onde procurar o direito do consumidor?
Índice
- Onde procurar o direito do consumidor?
- Quais são os órgão de defesa do consumidor?
- Quando eu posso acionar o Procon?
- Como entrar na defesa do consumidor?
- Quando o consumidor tem direito à devolução do dinheiro?
- Onde conseguir o Código de Defesa do consumidor de graça?
- Qual a diferença entre o Procon e o Código de Defesa do Consumidor?
- Onde conseguir o Código de Defesa do Consumidor de graça?
- Quais são os direitos dos consumidores enquanto consumidores?
- Qual o regime jurídico aplicável à defesa do consumidor?
- Como resolver sua reclamação por meio do consumidor?
- Como devem ser os bens e serviços destinados ao consumo?
Onde procurar o direito do consumidor?
Quando o consumidor se sentir lesado em qualquer relação de consumo, ele pode procurar o Instituto de Defesa do Consumidor do seu estado ou o Procon. Sua queixa será registrada e ele será orientado sobre como proceder.
Quais são os órgão de defesa do consumidor?
Os Procons são órgãos estaduais e municipais de proteção e defesa do consumidor, criados especificamente para este fim, com competências, no âmbito de sua jurisdição, para exercer as atribuições estabelecidas pela Lei 8.078, de 11 de setembro de 1990, e pelo Decreto nº 2.181/97.
Quando eu posso acionar o Procon?
O consumidor poderá reclamar dos defeitos (vícios) aparentes ou de fácil constatação em 30 dias no caso de produtos ou serviços não duráveis, e em 90 dias para produtos ou serviços duráveis.
Como entrar na defesa do consumidor?
Sendo assim, recomendamos que você busque o atendimento dos Procons, Defensorias Públicas, Juizados Especiais Cíveis, entre outros órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, que poderão orientá-lo e auxiliá-lo na resolução de seu problema de consumo. Encontre um órgão de defesa consumidor mais próximo de você.
Quando o consumidor tem direito à devolução do dinheiro?
Basicamente, é preciso que o consumidor desista no prazo de até 7 dias, a partir da assinatura do contrato ou do recebimento do produto ou serviço. Caso contrário, se o negócio for fechado em um ambiente físico ou se a desistência ocorrer depois desse prazo, o fornecedor não precisa devolver o dinheiro.
Onde conseguir o Código de Defesa do consumidor de graça?
O exemplar digital, em formato PDF, está disponível no site www.sincomercio.org, menu “Serviços – Download – Legislação”.
Qual a diferença entre o Procon e o Código de Defesa do Consumidor?
O PROCON é um órgão público que atua primordialmente na proteção e defesa dos direitos dos consumidores e seus interesses, na esfera individual e coletiva. ... Além disso, foi editado e publicado o Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8708/1990), legislação que proporcionou proteção jurídica ao consumidor.
Onde conseguir o Código de Defesa do Consumidor de graça?
O exemplar digital, em formato PDF, está disponível no site www.sincomercio.org, menu “Serviços – Download – Legislação”.
Quais são os direitos dos consumidores enquanto consumidores?
Trata-se de direitos dos cidadãos enquanto consumidores, que obrigam a prestações do Estado e se impõem aos próprios operadores económicos fornecedores de bens, desde a produção até à distribuição final. A obrigação de formação e de informação dos consumidores também recai sobre o Estado e sobre os aludidos operadores económicos.
Qual o regime jurídico aplicável à defesa do consumidor?
A Lei nº 24/96, de 31 de Julho, (Lei de Defesa do Consumidor) estabelece o regime jurídico aplicável à defesa dos consumidores. Alguns direitos previstos na Lei de Defesa do Consumidor Direito à qualidade dos bens e serviços
Como resolver sua reclamação por meio do consumidor?
Caso não seja possível resolver sua reclamação por meio do Consumidor.gov.br, busque o atendimento dos Procons, Defensorias Públicas, Juizados Especiais Cíveis, entre outros órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor. Smart Vídeo Porteiro Wi-Fi Positivo: um reforço na...
Como devem ser os bens e serviços destinados ao consumo?
Os bens e serviços destinados ao consumo devem ser aptos a satisfazer os fins a que se destinam e produzir os efeitos que se lhes atribuem, segundo as normas legalmente estabelecidas, ou, na falta delas, de modo adequado às legítimas expectativas do consumidor.