Como identificar um dr?

Índice

Como identificar um dr?

Como identificar um dr?

Para diferenciar um Disjuntor DDR de um DR , temos alguns detalhes no DR por exemplo a manopla é de cor cinza e a corrente de fuga é identificado no corpo do dispositivo por exemplo 30mA e no DR tem o botão de teste na parte frontal do mesmo , outro detalhe é a simbologia do DR é diferente do disjuntor.

Qual é a função do disjuntor DR?

Dispositivo DR: Como Funciona? O dispositivo DR monitora a corrente elétrica de um circuito e quando há uma fuga dessa corrente, ele age rapidamente (em torno de 7ms ou 0,007s) para seccionar o circuito.

Como identificar um IDR?

O mais fácil de identificar é o disjuntor acoplado com IDR, geralmente ele é maior e bem visível a sua divisão entre disjuntor e IDR. Dispositivo de proteção disjuntor acoplado com IDR.

O que é o dispositivo DR?

O Dispositivo Diferencial Residual, ou DR, é um dispositivo de segurança utilizado em instalações elétricas. Sua função é detectar pequenas fugas de corrente em circuitos elétricos, acionando o desligamento imediato da alimentação e evitando que ocorram acidentes.

Quando se usa o termo doutor?

O dispositivo DR é obrigatório, de acordo a norma da ABNT NBR 5410, desde 1997, em casos como:

  1. Em circuitos que sirvam a pontos de uso, que estão em locais que tenham banheira ou chuveiro.
  2. Em circuitos que alimentam tomadas que estão em áreas externas a uma edificação.

Como saber qual IDR usar?

Em caso de escolha de IDR a sua corrente nominal de funcionamento deve ser sempre igual ou maior que o disjuntor que protege o circuito, este disjuntor deve estar sempre a montante do IDR, ou seja, antes.

Como saber se é DDR ou IDR?

DDR é a sigla para Disjuntor Diferencial Residual. O IDR se diferencia o DDR, pois ele não funciona como disjuntor, o que é o caso do DDR. IDR atua somente em casos de corrente de fuga, não de curtos circuitos. Já o DDR funciona como disjuntor e também em casos de corrente de fuga.

Como desligar os disjuntores?

Primeiramente, desligue todos os disjuntores, ligando somente o disjuntor geral e o DR. Após isso, ligue o primeiro disjuntor parcial e veja se tudo funciona corretamente. Depois, sempre desligando o disjuntor anterior, faça o mesmo procedimento com os disjuntores restantes, conferindo se estão funcionando normalmente.

Como funcionam os disjuntores residuais?

Visando à proteção de pessoas contra os efeitos de choques elétricos, foram desenvolvidos os disjuntores residuais (DR) que, apesar de também se chamarem disjuntores por interrompem o circuito, trazem a palavra “residuais”, que faz toda a diferença, explicando o princípio de funcionamento desse dispositivo.

Qual a função do disjuntor elétrico?

O disjuntor tem a função de proteger a fiação do fornecimento elétrico. Os dispositivos de alta potência, como aparelhos de ar condicionado e fornos são melhor instalados por eletricistas profissionais. Confira a voltagem nominal do dispositivo. A amperagem extraída depende da voltagem do circuito elétrico.

Qual o valor de amperagem do disjuntor?

Cada disjuntor deve ter o valor de sua amperagem marcado no interruptor. Trata-se da amperagem máxima que o circuito é capaz de suportar antes da queima do fusível.

Postagens relacionadas: