Como são formados os trigger points?

Índice

Como são formados os trigger points?

Como são formados os trigger points?

Os trigger points se formam apenas em músculos. Ocorre uma contração local, em um pequeno número de fibras musculares de um músculo. Estes, por sua vez, podem irradiar em tendões e ligamentos associados com o músculo, podendo causar dor profunda dentro de uma articulação onde não existem músculos.

Como identificar os trigger points?

Os trigger points manifestam-se através de sinais clássicos, que incluem algias, que podem ou não irradiar para outras áreas do corpo; fraqueza muscular; e perda da amplitude de movimento. A perda da ADM (Amplitude de Movimento) e o encurtamento muscular podem vir acompanhados de dor ou áreas de dormência (parestesia).

O que é o trigger points?

Os pontos-gatilhos são nós de tensão acentuada que causam dor referida em outras partes do corpo, também chamado de “trigger point”.

O que são pontos de tensão?

O que são e quais os tipos de pontos-gatilho Os pontos-gatilho são pequenos nódulos hipersensíveis localizados na fibra muscular, que podem ser identificados pelo médico com o toque das pontas dos dedos. Esses nódulos surgem devido ao alongamento ou encurtamento da fibra do músculo, que contrai e não consegue relaxar.

Como se formam os pontos gatilhos?

Isso ocorre por conta de fatores como lesões musculares, estresse, deficiência de nutrientes e traumas no geral. Nesse processo, surge um nódulo no músculo que é bastante sensível ao toque. Os locais onde esses nódulos se encontram e que causam dor ao paciente são chamados de ponto-gatilho, ou “trigger point”.

Como tirar trigger points?

O objetivo na fisioterapia é eliminar o PGM, restaurar a amplitude de movimento e restabelecer a função e a força muscular. Existem diferentes abordagens que têm sido usadas incluindo ultrassom terapêutico, técnicas de compressão isquêmica, alongamento, agulhamento (dry needling), terapia manual e liberação miofascial.

Como identificar nódulos de tensão?

Um sintoma comum é a tensão e contração contínuas dos músculos que circundam o pescoço, além do trapézio e do peitoral menor. Os fatores causam pontos de dor, onde formam couraças (parecem nódulos, pequenas bolas) que quando apertadas vão estar doloridas.

Postagens relacionadas: