Quais são os tipos de hidrocefalia?

Índice

Quais são os tipos de hidrocefalia?

Quais são os tipos de hidrocefalia?

Os três tipos de hidrocefalia incluem:

  • Hidrocefalia não comunicante (obstrutiva) – ocorre quando o fluxo de líquido cefalorraquidiano é bloqueado dentro do sistema ventricular.
  • Hidrocefalia comunicante (não obstrutiva) – ocorre quando há absorção inadequada do líquido cefalorraquidiano.

Qual a relação do líquor e a hidrocefalia?

A hidrocefalia é uma doença na qual ocorre um aumento da quantidade de líquor no cérebro, que, quando em excesso, aumenta a pressão dentro do crânio, podendo causar danos importantes ao órgão.

O que é hidrocefalia hipertensiva?

Também conhecida como HPN, sigla do termo “hidrocefalia de pressão normal”, a HPN é uma doença que ocorre em pessoas idosas, por causa de uma desregulação do sistema de produção do líquor cefalorraquiano (LCR) e da capacidade de reabsorção deste líquido no cérebro, levando ao acúmulo do LCR dentro das cavidades ...

Como saber se seu bebê tem hidrocefalia?

Diagnóstico de Hidrocefalia

  1. Questionário sobre sinais e sintomas.
  2. Exame físico.
  3. Exame neurológico, que inclui testes de força muscular, reflexo, sensibilidade ao tato, audição, coordenação, equilíbrio, humor, entre outros.
  4. Exames de imagem do cérebro, como ultrassons, ressonância magnética e tomografia computadorizada.

Como surgiu a hidrocefalia?

A hidrocefalia ocorre geralmente em virtude de um bloqueio na circulação do líquido, fazendo com que a pressão na medula e no encéfalo aumente. Sua causa pode estar relacionada com fatores genéticos, ambientais ou herança multifatorial.

Quando ocorre a hidrocefalia?

A hidrocefalia ocorre quando o líquido dos espaços normais do cérebro (ventrículos) não pode ser drenado. O líquido pode se acumular por muitos motivos, como um defeito congênito, hemorragia no cérebro ou tumores cerebrais. Os sintomas típicos incluem cabeça excepcionalmente grande e desenvolvimento anormal.

Quais as sequelas da hidrocefalia em adultos?

“Trata-se de uma doença extremamente limitante. O paciente não consegue se locomover e fica preso ao leito, com incontinência que favorece infecções urinárias de repetição", complementa o médico Ivan Hideyo Okamoto, neurologista do Einstein.

Qual a causa mais comum de hidrocefalia?

A causa mais comum é um bloqueio na circulação do líquor. Os bebês que nascem com hidrocefalia freqüentemente têm características físicas peculiares, como por exemplo: a cabeça pode parecer maior que o normal; a pele da cabeça pode parecer mais “fina” e brilhante que o normal, com veias bem aparentes.

Como se desenvolve a hidrocefalia adquirida?

2- Hidrocefalia adquirida: ocorre após o nascimento. Geralmente se desenvolve após um grande trauma na cabeça ou como conseqüência de uma doença subjacente, como acidente vascular cerebral (AVC, “derrame”) ou tumor cerebral. Os sintomas incluem:

Qual a hidrocefalia do cérebro?

A hidrocefalia é uma doença em que um excesso de líquido cefalorraquidiano se acumula nas cavidades do cérebro conhecidas como "ventrículos". Em condições normais, existe um delicado equilíbrio entre a produção, circulação e os níveis de absorção de líquido cefalorraquidiano nos ventrículos do cérebro.

Qual o método de diagnóstico mais eficaz para a hidrocefalia?

O método diagnóstico mais eficaz e rápido é a ultra-sonografia, podendo diagnóstica a hidrocefalia no feto durante a gestação. Para delimitar a área afeta, podem ser feitos outros exames de imagem, como tomografia computadorizada e ressonância magnética.

Postagens relacionadas: