Como identificar a base coletor e emissor de um transistor?

Índice

Como identificar a base coletor e emissor de um transistor?

Como identificar a base coletor e emissor de um transistor?

1. Meça a resistência entre os terminais do transistor, dois a dois, invertendo a posição da ponta de prova, conforme mostra a figura 1. Os dois terminais em que a resistência for alta nos dois sentidos já permite identificar o coletor e o emissor. Isso significa que, o terminal que sobrou é com certeza a base.

Quais são os terminais do transistor?

Determine quais terminais representam a base, o emissor e o coletor. Os terminais são contatos metálicos redondos e lisos, estendendo-se a partir do fundo do transistor. Eles podem ser rotulados em alguns transistores ou você pode ser capaz de determinar qual terminal é a base através do estudo do diagrama do circuito.

Como é preciso ser um engenheiro elétrico para identificar um transistor?

Não é preciso ser um engenheiro elétrico para identificar um transistor -- use o número de série e uma tabela de identificação para a substituição. Existem dois tipos de transistores: transistores de intensificação aumentam a tensão para um dispositivo e os de decréscimo diminuem a tensão.

Como descobrir o ganho de um transistor?

Para se descobrir o ganho de um transistor devemos consultar seu datasheet (como informado anteriormente esses documentos estão disponíveis na internet gratuitamente) pelo ganho do transistor. Esse valor vai estar descrito como HFE.

Quais são os tipos de transistores?

Eles são tão úteis e possuem uma tão vasta gama de aplicações que estão instalados em inúmeros equipamentos que utilizamos em nossas tarefas diárias, desde eletrodomésticos à laptops. Basicamente o transistor possui três terminais (pinos), são eles, Coletor, Base e Emissor. Veja o exemplo do modelo BC337 a seguir.

Postagens relacionadas: