O que significa o colesterol HDL alto?
Índice
- O que significa o colesterol HDL alto?
- Qual é o colesterol bom e ruim?
- Qual o papel do LDL e do HDL no organismo?
- Qual a diferença entre o colesterol HDL e LDL?
- Quais os sintomas do colesterol HDL alto?
- O que acontece quando o colesterol HDL está alto?
- Qual o colesterol mais perigoso?
- Qual a função do HDL no nosso organismo?
- O que pode acontecer quando o HDL baixo?
- Qual a diferença entre o HDL e o LDL?
- Quais os valores de referência do HDL?
- Qual o risco de complicações de HDL baixo?
- Por que a LDL não é reconhecida?
O que significa o colesterol HDL alto?
Ter níveis elevados de colesterol HDL (o colesterol “bom”) pode diminuir o risco de ter ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais. No entanto, os níveis de colesterol HDL podem estar elevados em algumas doenças genéticas.
Qual é o colesterol bom e ruim?
O colesterol HDL é uma lipoproteína de alta densidade, conhecido popularmente como colesterol “bom” que nos protege do LDL (colesterol “ruim”).
Qual o papel do LDL e do HDL no organismo?
Enquanto o LDL (Low Density Lipoproteins ou Lipoproteínas de baixa densidade) transporta o colesterol do fígado às células, o HDL (High Density Lipoproteins ou Lipoproteínas de alta densidade) faz o inverso, retirando o excesso de colesterol e levando-o de volta ao fígado, para ser eliminado pelo corpo.
Qual a diferença entre o colesterol HDL e LDL?
Ao contrário do HDL, o LDL é uma lipoproteína de baixa densidade e transporta o colesterol do fígado e do intestino para as células dos tecidos do corpo humano. O LDL é considerado o colesterol do mau porque, com o nível elevado, permite o acúmulo de colesterol nas paredes internas das artérias.
Quais os sintomas do colesterol HDL alto?
O colesterol alto não provoca sintomas. Cansaço, dor de cabeça, falta de ar, dor no peito, palpitações podem indicar doenças cardiovasculares que tem grande correlação com altos níveis de colesterol.
O que acontece quando o colesterol HDL está alto?
Porém, um novo estudo publicado no European Heart Journal apontou que pessoas com taxa de HDL elevada no organismo têm risco 43% maior de sofrerem uma doença infecciosa --como pneumonia e gastroenterite --, quando comparadas a indivíduos com nível considerado normal.
Qual o colesterol mais perigoso?
Colesterol LDL: é o popular colesterol "ruim", que está ligado a uma proteína que o transporta do fígado para as células e veias, onde acaba se acumulando e pode causar problemas cardiovasculares.
Qual a função do HDL no nosso organismo?
A lipoproteína de alta densidade, mais conhecida como HDL, é montada no fígado e tem a função de retirar o excedente de colesterol que se deposita nos vasos sanguíneos.
O que pode acontecer quando o HDL baixo?
Quando os valores do HDL estão menores que 40 mg/dL, é preciso ficar alerta à possibilidade do aparecimento de doenças perigosas, principalmente as cardiovasculares. Isso porque o acúmulo de gordura nos vasos interrompe a passagem do sangue, o que pode desencadear complicações como: Acidente vascular cerebral (AVC);
Qual a diferença entre o HDL e o LDL?
Biologia. HDL e LDL são lipoproteínas que garantem a circulação do colesterol no nosso corpo. Enquanto o HDL faz o transporte reverso, o LDL está associado a algumas doenças. As lipoproteínas são moléculas formadas por lipídios e proteínas. Sua função é transportar, principalmente, o colesterol e os triglicérides pelo plasma sanguíneo.
Quais os valores de referência do HDL?
Valores de Referência. No caso do HDL (colesterol bom), ... Valores entre 1 mg/dl são considerados altos e maiores que 190 mg/dl são considerados muito altos.
Qual o risco de complicações de HDL baixo?
O risco de complicações de HDL baixo é maior em indivíduos que também possuem colesterol LDL e VLDL altos, e quando outros problemas de saúde também estão presentes, como excesso de peso, pressão alta, tabagismo e diabetes. Nestas situações equilibrar os níveis de colesterol é ainda mais necessário.
Por que a LDL não é reconhecida?
Isso leva a uma modificação na estrutura da LDL, fazendo com que as células endoteliais não a reconheçam, o que estimula a ação do sistema imunológico. Com isso, ocorre a formação da placa aterosclerótica (manifestações da aterosclerose que podem obstruir um vaso), que leva a problemas cardiovasculares e até mesmo vasculares cerebrais.