Quais são os tipos de trauma raquimedular?
Índice
- Quais são os tipos de trauma raquimedular?
- Quais os sinais de trauma raquimedular?
- Qual a definição de trauma raquimedular?
- Como diagnosticar trauma raquimedular?
- Qual o tratamento para trauma raquimedular?
- Qual a fisiopatologia do trauma raquimedular?
- O que pode causar trauma raquimedular?
- Quais os mecanismos de trauma do TRM?
- Qual tratamento para o trauma raquimedular?
- Como deve ser feita a avaliação inicial do paciente com suspeita de trauma raquimedular?
- Quais são as principais complicações do traumatismo raqui- medular?
- Quais são as principais causas desse tipo de trauma?
- Quais as primeiras fases do trauma?
- Por que o traumatismo pode ocorrer durante um acidente de trânsito?
Quais são os tipos de trauma raquimedular?
Definição. A história do trauma raquimedular pode ser dividido em agudo ou crônico e também em primário ou secundário. Tanto o primário quanto o secundário podem ter fases agudas e crônicas.
Quais os sinais de trauma raquimedular?
Quais os sinais e sintomas
- Perda dos movimentos;
- Perda ou alteração da sensibilidade ao calor, frio, dor ou toque;
- Espasmos musculares e reflexos exagerados;
- Alterações na função sexual, na sensibilidade sexual ou na fertilidade;
- Dor ou sensação de picadas;
- Dificuldade para respirar ou eliminar secreções dos pulmões;
Qual a definição de trauma raquimedular?
1. Trauma raquimedular é a lesão da medula espinhal que provoca alterações, temporárias ou permanentes, na função motora, sensibilidade ou função autonômica. 2. As lesões cervicais freqüentemente causam diminuição permanente da qualidade de vida, sendo a principal causa de seqüela seguida aos traumatismos.
Como diagnosticar trauma raquimedular?
A principal forma de diagnostico desse tipo de lesões são os exames de imagem que mostram a gravidade e o tipo de TRM que o paciente sofreu, iniciando sempre com o raio-x para ter uma primeira visualização do trauma que nem todos os casos são visualizados pelo raio-x no caso de micro fraturas da coluna que acabam ...
Qual o tratamento para trauma raquimedular?
1) Metilprednisolona - Esta medicação administrada nas primeiras oito horas após o traumatismo é a primeira a demonstrar melhora significativa na recuperação em humanos. Três ensaios clínicos foram conduzidos para estudar de forma padronizada a ação da metilprednisolona em pacientes com traumatismo raquimedular.
Qual a fisiopatologia do trauma raquimedular?
Fisiopatologia do TRM Tem relação direta e imediata com o trauma e, uma vez que ocorre, é irreversível. O dano medular direto é resultante da transferência da energia cinética para a medula espinhal e pode ocorrer por meio de quatro mecanismos básicos: o estiramento, a laceração, a compressão e a secção56.
O que pode causar trauma raquimedular?
Acidentes automobilísticos, queda de altu- ra, acidente por mergulho em água rasa e ferimentos por arma de fogo têm sido as principais causas de traumatismo raquimedular.
Quais os mecanismos de trauma do TRM?
Há quatro mecanismos de lesão primária relacionados ao trauma raquimedular: o impacto associado à compressão persistente ocasionada por ruptura do disco intervertebral, fragmentos ósseos e fraturas com deslocamento, que são mecanismos bastante comuns; impacto associado à compressão transitória, como nos casos de ...
Qual tratamento para o trauma raquimedular?
1) Metilprednisolona - Esta medicação administrada nas primeiras oito horas após o traumatismo é a primeira a demonstrar melhora significativa na recuperação em humanos. Três ensaios clínicos foram conduzidos para estudar de forma padronizada a ação da metilprednisolona em pacientes com traumatismo raquimedular.
Como deve ser feita a avaliação inicial do paciente com suspeita de trauma raquimedular?
Avaliação Inicial. Os cuidados com o paciente portador de lesão raquimedular iniciam-se no local do acidente onde se suspeita da presença de fratura da coluna, devendo ser realizados por pessoal paramédico adequadamente treinado para a retirada do indivíduo em bloco do local do acidente.
Quais são as principais complicações do traumatismo raqui- medular?
Objetivos: Levantar as principais complicações do traumatismo raqui- medular nos pacientes internados na unidade de neurocirurgia do Hospi- tal de Base do Distrito Federal no ano de 2012. Metodologia: Trata-se de um estudo quantitativo, retrospectivo, descri- tivo, com corte transversal, realizado por meio de pesquisa de dados se- cundários.
Quais são as principais causas desse tipo de trauma?
Segundo academia nacional de medicina as principais causas desse tipo de trauma se dividem em: 45% acidentes automobilísticos, 20% queda de altura/mergulho, 15% acidentes esportivos, 15% atos de violência e 5% outros, dados do ano de 2015. Localização Anatômica
Quais as primeiras fases do trauma?
As primeiras fases do trauma são observadas flacidez dos membros paralisados, perda de reflexos dos tendões e retenção urinária, esta é a fase do choque medular. Mas com o passar do tempo pode haver a recuperação
Por que o traumatismo pode ocorrer durante um acidente de trânsito?
O traumatismo pode ocorrer durante uma queda ou um acidente de trânsito, por exemplo, que são situações que devem ser assistidas imediatamente de forma a evitar o agravamento da lesão.