Quais os principais danos causados pelos ácaros Tetraniquídeos?
Índice
Quais os principais danos causados pelos ácaros Tetraniquídeos?
Seus danos estão diretamente relacionados ao seu modo de alimentação. Suas quelíceras (peças bucais) são em formato de estiletes que perfuram as células das plantas, causando extravasamento do conteúdo celular, afetando no crescimento e desenvolvimento das plantas, o que acarreta perdas na produção.
O que atrai ácaro?
Ácaros predadores – De onde vêm e para onde vão? Estes “ácaros do bem” são obtidos a partir de ambientes infestados com ácaros-praga ou que contém outras fontes de alimento como pólen de plantas. São nesses locais que a abundância de alimento atrai os ácaros benéficos.
Qual a cor do ácaro?
O ácaro adulto emergente possui apenas 0,2 mm de comprimento, é oval e largo, e possui cor pálida amarela ou verde amarelada, dependendo do tipo e quantidade de alimentos consumidos. Ácaros fêmea possuem uma listra branca nas costas.
O que são ácaros fitófagos?
Pragas. Os ácaros fitófagos são pragas que atacam principalmente as folhas do morangueiro, provocando mosqueado ou clorose, bronzeamento, perda de vigor, redução na produção, desfolhamento, murchamento permanente, atrofiamento e até morte das plantas.
Quando nos referimos à família Tarsonemidae estamos nos referindo ao ácaro?
Diversas espécies importantes podem ser citadas dentro de cada uma desta famílias. ... O ácaro branco do algodão (Polyphagotarsonemus latus, família Tarsonemidae) é um dos menores ácaros que causam danos às plantas cultivadas, sendo encontrado principalmente nas folhas mais jovens de algodão, mamão, feijão, etc.
Qual é o predador do ácaro?
Destacam-se neste grupo, os fitoseídeos pertencentes ao gênero Phytoseiulus. Com relação aos ácaros do grupo II, são considerados predadores específicos de ácaros, porém, de modo contrário aos especialistas do grupo I, podem predar ácaros pertencentes a vários gêneros e famílias.
Como eliminar ácaros nas plantas?
Uma boa receita para acabar não só com eles, mas também com pulgões e cochonilhas é a calda de cebola. Trata-se de um inseticida natural, que mantém os insetos longe de suas plantas sem envenenar sua família com produtos químicos. Bata no liquidificador 2 cebolas grandes em pedaços em 1 litro de água.
Como acabar com ácaro branco?
Relativamente ao ácaro-branco, o controle deve ser iniciado quando as plantas exibirem os primeiros sintomas, como folhas jovens retorcidas, ou preventivamente, através de um programa continuado de aplicação de enxofre a 40%, a cada 10 dias, no período de maior incidência.