Como identificar um peixe ósseo?

Índice

Como identificar um peixe ósseo?

Como identificar um peixe ósseo?

Os peixes ósseos apresentam diversas características que os distinguem dos cartilaginosos, como a presença de um endoesqueleto ósseo, escamas flexíveis, respiração por meio de brânquias e uma bexiga natatória.

Qual a diferença entre peixes cartilaginosos e peixes ósseos?

Os peixes cartilaginosos possuem esqueleto constituído totalmente por cartilagem, enquanto os peixes ósseos possuem esqueleto constituído basicamente por ossos.

Como ocorre a respiração de um peixe ósseo?

Você já deve ter estudado que todos os peixes possuem respiração branquial, entretanto, um grupo de peixes ósseos possui a estranha característica de possuir respiração pulmonar, além da branquial. ... Sua principal característica é a respiração através de uma estrutura que funciona como um pulmão primitivo.

Como é a pele dos peixes ósseos?

A pele cobre todo o corpo e contém inúmeras glândulas mucosas, cuja secreção facilita o deslizar através da água e protege contra infecções, e está coberta de no tronco e cauda. As escamas podem ser de várias formas, mas são sempre de origem dérmica.

Quais são os peixes cartilaginosos?

Os condrictes, também conhecidos como peixes cartilaginosos, pertencem à classe Chondrichtyes e são representados por tubarões, arraias e quimeras. Existem cerca de mil espécies de condrictes, sendo tubarões e arraias os grupos mais diversos, seguidos pelas quimeras.

Quais características abaixo são comuns a peixes ósseos e peixes cartilaginosos?

Nos peixes cartilaginosos, a fecundação é exclusivamente interna. Outras características existentes nesse grupo de peixes e que permitem sua diferenciação dos peixes ósseos são: boca ventral, presença de cloaca, excreção da ureia e ausência de bexiga natatória.

Quais são os representantes dos peixes ósseos?

A maioria de seus representantes é ovípara e suas larvas, um pouco semelhantes aos adultos, são chamadas de alevinos. Poraquê, sardinha, cascudo e cavalo-marinho e peixe-voador são alguns representantes desse grupo.

Quais são os animais classificados como peixes ósseos?

Os peixes ósseos são abundantes tanto em água salgada (tainhas, robalos, cavalos-marinhos, pescadas, etc) como em água doce (lambaris, dourados, pintados, pacus, acarás-bandeiras, etc).

Qual o comprimento dos peixes ósseos?

Tipicamente os peixes ósseos não são maiores que 1 m de comprimento mas existem formas reduzidas (certos gobies têm apenas 10 mm de comprimento) e gigantescas (espadarte com 3,70 m, o esturjão com 3, Kg de peso ou o peixe-lua com 900 Kg de peso).

Como ocorre a fecundação dos peixes ósseos?

Nos peixes ósseos, os sexos são separados, ou seja, existem machos e fêmeas. A fecundação normalmente é externa com desenvolvimento indireto, ou seja, como formação de larvas. O estágio larval dos peixes é seguido de uma fase denominada alevino.

Qual a origem das escamas dos peixes ósseos?

As escamas dos peixes ósseos possuem origem dérmica, sendo uma característica importante na diferenciação desse grupo com os peixes cartilaginosos. Além dessas características, esses animais possuem glândulas de muco em seu corpo que facilitam a natação.

Por que os peixes possuem esqueleto?

Primeiramente podemos diferenciar os dois grupos pelo esqueleto. Os peixes cartilaginosos possuem esqueleto constituído totalmente por cartilagem, enquanto os peixes ósseos possuem esqueleto constituído basicamente por ossos. Outra diferença marcante diz respeito às brânquias.

Postagens relacionadas: