Como identificar uma ambiguidade no texto?

Índice

Como identificar uma ambiguidade no texto?

Como identificar uma ambiguidade no texto?

Tipos de ambiguidade

  1. Uso indevido de pronomes possessivos.
  2. Colocação inadequada de palavras.
  3. Uso de forma indistinta entre o pronome relativo e a conjunção integrante.
  4. Uso indevido de formas nominais.

O que é polissemia e exemplos?

O que é Polissemia: Uma palavra polissêmica é uma palavra que reúne vários significados. A palavra "vela" é um dos exemplos de polissemia. Ela pode significar a vela de um barco; a vela feita de cera que serve para iluminar ou pode ser a conjugação do verbo velar, que significa estar vigilante.

O que é ambiguidade na língua portuguesa?

A ambiguidade pode ser conhecida também como anfibologia e se caracteriza por expressões, sentenças e trechos que possuem mais de um entendimento possível. Esses múltiplos significados podem causar dificuldades de comunicação e interpretações errôneas de enunciados.

Qual o tipo de ambiguidade?

Existem dois tipos de ambiguidade: A polissêmica, quando um mesmo vocábulo apresenta mais de um significado: As ações lhe trouxeram grande fortuna.

Quando a ambiguidade aparece em contextos de uso de verbos?

Ocorre quando a ambiguidade aparece em contextos de uso de verbos na forma nominal (gerúndio, particípio ou infinitivo). Exemplo: A garota viu o vizinho correndo. Quem estava correndo: a garota ou o vizinho? Mudando a posição das orações, temos o seguinte: Correndo, a garota viu o vizinho. A garota viu o vizinho, que estava correndo.

Por que a ambiguidade gera desentendimentos?

Isso acaba por prejudicar a objetividade da linguagem e abre um perigoso espaço à subjetividade do ouvinte. Pelo fato de existirem múltiplos sentidos que podem ser extraídos, a ambiguidade pode gerar desentendimentos em relação à informação transmitida. Assim, podemos concluir que a ambiguidade é algo que deve ser evitado em discursos formais.

Postagens relacionadas: