O que caracteriza um estudo transversal?
Índice
- O que caracteriza um estudo transversal?
- Como se faz um estudo transversal?
- Qual o objetivo do estudo transversal?
- O que é um estudo epidemiológico transversal?
- O que caracteriza um estudo epidemiológico?
- O que é um estudo longitudinal?
- Como fazer um estudo longitudinal?
- Como fazer um estudo observacional?
- O que é um estudo transversal analítico?
- Como são realizados os estudos transversais?
- Quais as principais variáveis de um estudo transversal?
- Qual a diferença entre estudo transversal e estudo longitudinal?
- Quais são os benefícios do estudo transversal?

O que caracteriza um estudo transversal?
Estudo transversal é um tipo de estudo observacional em que o pesquisador não interage com a população amostral de modo direto senão por análise e avaliação conseguidas através da observação.
Como se faz um estudo transversal?
Para levar a cabo um estudo transversal o investigador tem que, primeiro, definir a questão a responder, depois, definir a população a estudar e um método de escolha da amostra e, por último, definir os fenómenos a estudar e os métodos de medição das variáveis de interesse.
Qual o objetivo do estudo transversal?
O estudo transversal é aquele que levanta e analisa dados em um tempo definido como observacional. Seuobjetivo é coeltar dados para estudar uma população em um determinado ponto no tempo. Além disso, é importante para examinar a relação entre variáveis de interesse.
O que é um estudo epidemiológico transversal?
ROUQUAYROL, 1994, assim define a pesquisa transversal: é o estudo epidemiológico no qual fator e efeito são observados num mesmo momento histórico e, atualmente, tem sido o mais empregado. A pesquisa longitudinal ou horizontal se classifica em retrospectiva e prospectiva. Na retrospectiva estudam-se casos e controles.
O que caracteriza um estudo epidemiológico?
De uma maneira geral, os estudos epidemiológicos observacionais podem ser classificados em descritivos e analíticos. Os estudos descritivos têm por objetivo determinar a distribuição de doenças ou condições relacionadas à saúde, segundo o tempo, o lugar e/ou as características dos indivíduos.
O que é um estudo longitudinal?
Estudo longitudinal é um método de pesquisa que visa analisar as variações nas caraterísticas dos mesmos elementos amostrais (indivíduos, empresas, organizações, etc.) ao longo de um longo período de tempo - frequentemente vários anos.
Como fazer um estudo longitudinal?
Na pesquisa longitudinal, um pesquisador realiza um estudo usando diferentes variáveis ao longo de um período de tempo e coleta dados com base nesses estudos. Muitas investigações médicas são de natureza longitudinal.
Como fazer um estudo observacional?
Os estudos observacionais podem ser feitos em quatro abordagens diferentes: o Estudo de Casos, de Coorte, de Caso-Controle e Transversal. Eles diferem principalmente pelo tempo de avaliação, abrangência e relação temporal entre o desfecho (p.e. manifestação da doença) e exposição (p.e. fator de risco).
O que é um estudo transversal analítico?
O estudo analítico de corte ou transversal é um tipo de estudo onde a relação exposição-doença em uma população é investigada em um momento particular, fornecendo um retrato da situação naquele momento.
Como são realizados os estudos transversais?
Estudos transversais são realizados em diversas indústrias, tais como: No varejo: um estudo transversal pode ser realizado com homens e mulheres, entre 24 e 35 anos para verificar os gastos que realizam no momento da compra e as diferenças de tendências entre ambos os sexos.
Quais as principais variáveis de um estudo transversal?
Algumas das principais variáveis de um estudo transversal são: O estudo transversal é realizado com o mesmo conjunto de variáveis durante um determinado período de tempo. O estudo é realizado em uma única instância; ao contrário dos estudos longitudinais, onde as variáveis podem mudar durante o período da pesquisa.
Qual a diferença entre estudo transversal e estudo longitudinal?
Para conhecer as diferenças entre estudo transversal e estudo longitudinal, é importante lembrar as características de cada um deles. Para investigar a relação entre o nível de colesterol de atletas de dois grupos etários em um evento; sendo um grupo de 20 a 30 anos e outro de 30 a 40 anos o pesquisador pode criar subconjuntos como gênero.
Quais são os benefícios do estudo transversal?
Geram dados mais confiáveis, uma vez que o estudo é realizado com as mesmas variáveis. Dá ao pesquisador a flexibilidade de considerar múltiplas variáveis em uma constante, com apenas uma variável como foco do estudo transversal. É utilizado para analisar mais profundamente o assunto que está sendo investigado.