O que você entende por concordância verbal?
O que você entende por concordância verbal?
Concordância é o modo pelo qual as palavras alteram suas terminações para se acomodarem a outras palavras. A concordância verbal trata das alterações do verbo, para se acomodar ao seu sujeito. Como regra geral o verbo concorda com o seu sujeito em pessoa e número: ... - Anteposto: nesse caso o verbo vai para o plural.
O que significa concordância no estudo da gramática?
Em geral, concordância é ato ou efeito de harmonizar flexões de palavras em uma frase; neste contexto, pode ser entendida como "se refere de forma correta". ...
Quais são as regras de concordança nominal?
Regras de Concordância Nominal 1. Adjetivo e um substantivo. O adjetivo deve concordar em gênero e número com o substantivo. Exemplo: Que pintura bonita! 1.1. Quando há mais do que um substantivo, o adjetivo deve concordar com aquele que está mais próximo. Exemplo: Que bonita pintura e poema!
Qual a concordância com o substantivo?
Os termos que fazem relação com o substantivo na concordância nominal devem, de acordo com a norma culta, concordar em gênero e número com o ele. Nesse caso, o substantivo “cavalos” está no masculino e no plural e a concordância dos modificadores está correta, já que “dois” e “fortes” estão no gênero masculino e no plural.
Como pode ser feita a concordância gramatical?
1- Pode ser feita a concordância gramatical ou a atrativa. Ex.: Seus lábios eram doces e macios. São adjetivos que devem concordar com o substantivo a que se referem.
Como funciona a concordância do adjetivo?
Lembre-se: normalmente, o substantivo funciona como núcleo de um termo da oração, e o adjetivo, como adjunto adnominal. A concordância do adjetivo ocorre de acordo com as seguintes regras gerais: 1) O adjetivo concorda em gênero e número quando se refere a um único substantivo. Por exemplo: As mãos trêmulas denunciavam o que sentia.