O que é um medicamento fitoterápico?

Índice

O que é um medicamento fitoterápico?

O que é um medicamento fitoterápico?

Medicamentos fitoterápicos são formulados por meio do extrato de matérias-primas ativas vegetais para o tratamento e prevenção de problemas de saúde.

Como saber se um medicamento e fitoterápico?

§ 1º São considerados medicamentos fitoterápicos os obtidos com emprego exclusivo de matérias-primas ativas vegetais cuja segurança e eficácia sejam baseadas em evidências clínicas e que sejam caracterizados pela constância de sua qualidade.

Quais os tipos de medicamentos fitoterápicos?

Utilização na saúde pública
Nome científicoNome popularUso
Foeniculum vulgareFunchoAntisséptico
Glycine maxSojaSintomas da menopausa, osteoporose
Harpagophytum procumbensGarra-do-diaboArtrite reumatoide
Jatropha gossypiifoliaPião-roxo, jalapão, batata-de-téuAntisséptico, feridas

Como é a ação farmacológica de medicamentos fitoterápicos?

Como agem os medicamentos fitoterápicos Esses metabólitos são importantes para a defesa das plantas diminuindo a palatabilidade, gerando resíduos tóxicos para determinados predadores, possuem também ação antibacteriana, antiparasitária, antifúngica para evitar pragas de diversos tipos.

Como reconhecer um medicamento fitoterápico em um estabelecimento farmacêutico?

Comprovação de segurança e eficácia de medicamentos fitoterápicos

  1. Pontuação em literatura técnico-científica;
  2. Evidências a partir de ensaios toxicológicos e farmacológicos pré-clínicos e clínicos;
  3. Levantamentos etnofarmacológicos ou de utilização; ou.

Porque os chás não são considerados medicamentos fitoterápicos?

No Brasil os chás não são considerados fitoterápicos, são enquadrados como alimentos. Qual a vantagem de utilizar um fitoterápico ao invés da planta medicinal? O processo de fabricação do fitoterápico evita contaminação por microrganismos, agrotóxicos e substâncias estranhas.

Quais os fitoterápicos mais usados no Brasil?

De acordo com o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), os fitoterápicos mais utilizados na rede pública são o guaco, a espinheira-santa e a isoflavona-de-soja, indicados como coadjuvantes no tratamento de problemas respiratórios, gastrite e úlcera e sintomas do climatério, ...

Quais são os medicamentos fitoterápicos?

De acordo com a ANVISA, medicamentos fitoterápicos são aqueles obtidos através da utilização exclusiva de matérias-primas ativas vegetais. Em sua composição pode ser utilizada apenas uma planta, fitoterápico simples, ou podem ser feitas combinações de duas ou mais para desenvolver um determinado ativo, fitoterápico composto.

Como é considerado um fitoterápico?

Esses medicamentos são feitos exclusivamente de matéria-prima vegetal. É importante destacar que não é considerado um fitoterápico aquele medicamento que contém substâncias ativas isoladas, bem como sua associação com extratos vegetais. Todo fitoterápico deve ter sua ação comprovada através de estudos farmacológicos e toxicológicos.

Quais são os ativos da fitoterapia?

Na fitoterapia são utilizados os princípios ativos de algumas plantas medicinais para o tratamento ou a prevenção de enfermidades. Os ativos vegetais são retirados das plantas. Assim, suas raízes, folhas, flores e sementes são manipuladas, industrializadas e padronizadas para a comercialização.

Por que os fitoterápicos não precisam de prescrição?

Os que tratam doenças mais simples, como os anti-inflamatórios, por exemplo, não necessitam de prescrição. Apesar da base dos medicamentos fitoterápicos serem as plantas medicinais, um é completamente diferente do outro. Isso porque as plantas em si, sozinhas, são apenas a matéria prima, a base para o medicamento.

Postagens relacionadas: