Como identificar a subordinação da oração?

Índice

Como identificar a subordinação da oração?

Como identificar a subordinação da oração?

Uma oração subordinada, na gramática, é aquela que exerce uma função sintática em relação a uma outra oração, chamada oração principal e que pede complemento ou é uma oração que tem uma certa dependência de sentido em relação a oração principal. Exemplo: Aguardo que você chegue.

O que é uma oração substantiva predicativa?

5 – Oração Subordinada Substantiva Predicativa é aquela que exerce a função de predicativo do sujeito da oração principal.

Como identificar cada oração?

Os períodos simples possuem uma oração absoluta, com um único verbo ou locução verbal. Veja um exemplo para entender melhor: “Maria sorriu para João”: essa frase é um período simples, já que possui apenas um verbo: “sorriu” e, portanto, apenas uma oração.

O que é uma frase substantiva?

Frase, melhor dizendo, oração substantiva é aquela que funciona como um substantivo. Isso significa que você pode traduzir a oração inteira por uma ideia substantivada com relação à oração principal. Por isso dizer que as substantivas funcionam como substantivo da oração principal.

Como eu vou saber se a oração é predicativa?

Oração subordinada substantiva predicativa É aquela que exerce a função de predicativo do sujeito da oração principal. Exemplos: Meu medo é que você não volte. Nosso maior desejo é que todos sejam aprovados.

O que é oração subordinada substantiva subjetiva e predicativa?

As orações subordinadas substantivas são aquelas que exercem função de substantivo. ... Oração Subordinada Substantiva Subjetiva - Exerce a função de sujeito. Exemplo: É provável que ela venha jantar. Oração Subordinada Substantiva Predicativa - Exerce a função de predicativo do sujeito.

Quais são as orações substantivas?

As Orações Subordinadas Substantivas são aquelas que possuem papel de substantivo e podem exercer as funções sintáticas de sujeito, predicado, complemento ...

Qual a função da oração subordinada substantiva?

Oração subordinada substantiva subjetiva: que você chegue antes à reunião. 2. Oração subordinada substantiva predicativa. As orações subordinadas substantivas predicativas exercem o valor de predicativo do sujeito, ou seja, aquilo que se revela sobre o sujeito da oração. Exemplo: Nosso desejo é que ela vencesse o campeonato.

Qual a função da oração subordinada predicativa?

Oração subordinada substantiva predicativa. É aquela que exerce a função de predicativo do sujeito da oração principal. Exemplos: Meu medo é que você não volte. (Oração principal com verbo de ligação + oração subordinada substantiva predicativa)

Qual o valor do objeto direto da oração principal?

Objetiva Direta: possui valor de objeto direto do verbo da oração principal, por exemplo: Desejo que vocês sejam felizes. Objetiva Indireta: possui valor de objeto indireto do verbo da oração principal, sendo iniciada por preposição, por exemplo: O gerente precisa (de) que esteja tudo em ordem.

Postagens relacionadas: