Como identificar a VLAN?

Índice

Como identificar a VLAN?

Como identificar a VLAN?

A identificação da VLAN é um campo de 12 bits no cabeçalho Ethernet, fornecendo suporte para até 4.096 VLANs por domínio de comutação. A identificação como VLAN é padronizada no IEEE (Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos) 802.1Q, freqüentemente nomeada como Dot1Q.

Qual a função de uma VLAN?

Uma rede local virtual, normalmente denominada de VLAN (Virtual Local Area Network), é uma rede logicamente independente. Várias VLANs podem coexistir em um mesmo comutador (switch), de forma a dividir uma rede local (física) em mais de uma rede (virtual), criando domínios de broadcast separados.

O que é VLAN Tagged e Untagged?

Os membros de uma VLAN podem ser determinados individualmente para cada porta, cujo status pode ser U (untagged), T (tagged) ou - (not member). Quando o estado de uma porta é U, significa que ela é um membro estático da VLAN sem rótulo.

O que é ID VLAN Tp-link?

Uma Rede Virtual Local (VLAN) é uma topologia de rede configurada de acordo com o esquema lógico ao invés do layout físico. Hosts na mesma VLAN comunicam-se entre si uma vez que estão em uma LAN. De qualquer forma, hosts em VLANs diferentes não podem se comunicar diretamente.

Quais as vantagens de uma VLAN?

VLANs proporcionam independência da topologia física da rede, permitindo que grupos de trabalho, fisicamente diversos, possam ser conectados logicamente a um único domínio broadcast. As redes locais virtuais limitam o tráfego a domínios específicos proporcionando mais segurança a estes.

Como você utiliza uma VLAN?

O processo de adição de VLANs e alocação das portas nas VLANs são bem semelhantes em todos os fabricantes. Basicamente você precisa criar a VLAN, que nada mais é que definir os VLAN-IDs que você vai utilizar, e depois entrar via sistema de gerenciamento nas portas do switch e vinculá-las a um dos VLAN-IDs criados.

Como habilitar uma VLAN?

Vá em LAN >> VLAN clique em Enable para habilitar a configuração VLAN, e crie uma VLAN para cada sub-rede LAN, selecione as portas LAN a serem utilizadas, clique em Enable em VLAN Tag, e define um único VLAN ID (VID) para cada VLAN.

O que é TPID?

Tag protocol identifier (TPID) Um campo de 16 bits definido para um valor de 0x8100 para identificar o quadro como um quadro marcado IEEE 802.1Q. Portanto, é usado para distinguir o quadro dos quadros não marcados.

Quais são as formas de configurar VLANs?

Você já percebeu que existem pelo menos 5 formas diferentes de configurar VLANs a depender da versão do hardware e do sistema? Diferentes modelos de hardware com RouterOS e SwitchOS exigem diferentes formas de configuração.

Qual o critério básico para criar uma VLAN?

– O critério básico para criar VLANs atribui (associa) portas do comutador a VLANs – Uma VLAN pode ser criada em múltiplos comutadores – É possível configurar múltiplas VLANs num comutador (e portanto em vários) – Uma estação pode pertencer a mais do que uma VLAN – casos típicos são routerse servidores

Como configurar um VLAN em um ambiente de rede?

Este documento fornece as etapas de configuração e solução de problemas aplicáveis à criação de interfaces de Camada 3. As VLANs dividem os domínios de transmissão em um ambiente de rede. Sempre que os hosts de um VLAN precisam se comunicar com os hosts de outro VLAN, o tráfego deve ser roteado entre eles.

Postagens relacionadas: