Como identificar o termo regente?
Como identificar o termo regente?
Ao termo que necessita de um complemento, damos o nome de TERMO REGENTE. O complemento denominamos TERMO REGIDO. A regência pode ser verbal, relacionada aos verbos, ou nominal, relacionada a substantivos e adjetivos.
O que é regência Nominal e exemplos?
Regência nominal é o nome da relação existente entre um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio) e os termos regidos por esse nome. Essa relação é sempre intermediada por uma preposição. ... Conhecer o regime de um verbo significa, nesses casos, conhecer o regime dos nomes cognatos. Observe o exemplo.
O que é regente é regido exemplos?
O termo regente é aquele que exige um complemento para ter determinado sentido. Quando a regência é nominal, o termo regente é um nome (adjetivo, advérbio ou substantivo) e o termo regido é um complemento preposicionado, subordinado a esse nome. Exemplo: Tenho medo de escuro.
Quais são as regências nominais?
Regência nominal é a forma que os substantivos, adjetivos e advérbios se relacionam com seus complementos. Normalmente, essa relação entre o nome e o complemento é dada por uma preposição. Por isso, é importante conhecer as preposições para que a regência nominal seja feita e identificada de forma correta.
Quais são os tipos de regência nominal?
Regência nominal é a relação que um nome estabelece com o seu complemento através de uma preposição. Esse nome pode ser um substantivo, um adjetivo ou um advérbio....Regência nominal com a preposição A
- acessível a;
- agradável a;
- alheio a;
- análogo a;
- anterior a;
- apto a;
- atento a;
- avesso a;