Quais são as características de uma pessoa com síndrome de Down?
Índice
- Quais são as características de uma pessoa com síndrome de Down?
- Como identificar crianças com síndrome de Down?
- Quanto tempo vive uma pessoa com síndrome de Down?
- Como chamar pessoas com síndrome de Down?
- Como saber se o bebê tem síndrome de Down na ultrassom?
- Qual exame detecta síndrome de Down após o nascimento?
- Quem tem síndrome de Down pode ter filhos?
- Quem tem Síndrome de Down é deficiente?
- Posso dizer que a síndrome de Down é doente?
- Qual o exame recomendado para crianças com síndrome de Down?
- Qual a deficiência mental das pessoas com síndrome de Down?
- Quais são os déficits sociais em pessoas com síndrome de Down?
Quais são as características de uma pessoa com síndrome de Down?
Os portadores da síndrome de Down apresentam geralmente olhos amendoados, rosto arredondado, além de alguns problemas, como a cardiopatia congênita e a deficiência intelectual de gravidade variável. No Brasil, de cada 6 nascimentos, uma criança apresenta síndrome de Down.
Como identificar crianças com síndrome de Down?
Ao nascer, os bebês com síndrome de Down geralmente têm certos sinais característicos, incluindo:
- características faciais planas;
- cabeça pequena e orelhas;
- pescoço curto;
- língua protuberante;
- olhos que se inclinam para cima;
- orelhas atípicas;
- tônus muscular fraco.
Quanto tempo vive uma pessoa com síndrome de Down?
No século passado, mais precisamente até à década de 1980, as pessoas com síndrome de Down tinham sobrevida de 20, 30 anos. Hoje, a expectativa de vida é de 60, 70 anos.
Como chamar pessoas com síndrome de Down?
PORTADOR: Atualmente o termo correto usado é pessoa com deficiência, presente inclusive na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência que no Brasil tem peso constitucional.
Como saber se o bebê tem síndrome de Down na ultrassom?
Atualmente, o teste mais comum é feito entre a 11ª e a 13ª semana de gravidez por meio de ultrassom. Nele, o médico mede a quantidade de um líquido atrás do pescoço do bebê chamado translucência nucal. Crianças com síndrome de Down tendem a apresentar uma maior quantidade de dessa substância.
Qual exame detecta síndrome de Down após o nascimento?
“Depois do nascimento, o diagnóstico clínico de síndrome de Down é comprovado pelo exame do cariótipo (estudo dos cromossomos), que também ajuda a determinar o risco, em geral baixo, de recorrência da alteração em outros filhos do casal.
Quem tem síndrome de Down pode ter filhos?
Homens e mulheres com síndrome de Down podem ter filhos? Podem, sim. Há muitos registros de mulheres com Down que tiveram filhos e, nesse caso, as chances de terem filhos com trissomia 21 é de 35% a 50% maior. Há dois casos registrados de homens com Down que se tornaram pai.
Quem tem Síndrome de Down é deficiente?
Trata-se de uma deficiência caracterizada pelo funcionamento intelectual inferior à média, que se manifesta antes dos 18 anos. Além do déficit cognitivo e da dificuldade de comunicação, a pessoa com Síndrome de Down apresenta redução do tônus muscular, cientificamente chamada de hipotonia.
Posso dizer que a síndrome de Down é doente?
Por isso, não é correto dizer que a síndrome de Down é uma doença ou que uma pessoa que tem síndrome de Down é doente. Apesar de indivíduos com síndrome de Down terem algumas semelhanças entre si, como olhos amendoados, baixo tônus muscular e deficiência intelectual, não são todos iguais.
Qual o exame recomendado para crianças com síndrome de Down?
Como a maior parte destes problemas não são fáceis de identificar nos primeiros dias, é comum que o pediatra vá fazendo vários exames durante a infância, como ultrassom, ecocardiograma ou exames de sangue, para identificar se existe alguma doença associada. Saiba mais sobre os exames recomendados para crianças com síndrome de Down.
Qual a deficiência mental das pessoas com síndrome de Down?
Todas as pessoas, inclusive as pessoas com síndrome de Down, têm características únicas, tanto genéticas, herdadas de seus familiares, quanto culturais, sociais e educacionais. Deficiência intelectual não é o mesmo que deficiência mental. Por isso, não é apropriado usar o termo “deficiência mental” para se referir às pessoas com síndrome de Down.
Quais são os déficits sociais em pessoas com síndrome de Down?
Podemos encontrar, em pessoas com síndrome de Down, déficits em habilidades sociais que podem se expressar sob três formas: na aquisição (quando a habilidade não ocorre); no desempenho (quando a habilidade é apresentada em uma freqüência inferior à esperada) e na fluência (quando a habilidade é apresentada com proficiência inferior a esperada).