Qual é a diferença entre voz passiva e voz ativa?
Qual é a diferença entre voz passiva e voz ativa?
Ao contrário da voz ativa, a voz passiva evidencia o sujeito que sofre determinada ação (o chamado sujeito paciente). Logo, a voz passiva pode ser usada para evidenciar não o agente, e sim quem está sendo impactado por ela.
Como usar voz passiva português?
Voz passiva é uma construção sintática em que um objeto direto passa a ocupar a posição de sujeito, ou seja, é a maneira de como o verbo se expressa em relação ao sujeito, que no caso da passiva, ele sofre a ação. O bolo foi comprado pelos funcionários. A casa da mãe foi reformada pelo filho.
Quando usar voz passiva?
A voz passiva é utilizada para demonstrar interesse pela pessoa ou objeto que sofre uma ação, ao invés da pessoa ou objeto que realiza a ação. Em outras palavras, a coisa ou pessoa mais importante passa a ser o sujeito da oração.
Qual é a função da voz passiva?
Voz passiva. A voz passiva é um dos três tipos de vozes verbais da língua portuguesa. A função das vozes verbais é indicar se o sujeito pratica ou recebe/sofre a ação verbal de uma oração. Neste texto, vamos abordar o que é voz passiva, conhecer os dois tipos existentes e testar o que foi aprendido com exercícios de gabarito comentado.
Qual a característica da voz ativa?
A voz ativa é uma das três vozes verbais. Os verbos sofrem flexão em número, pessoa, modo, tempo e voz. Conforme o posicionamento do sujeito perante a ação verbal, os verbos podem estar na voz ativa, na voz passiva ou na voz reflexiva. Características da voz ativa A principal característica...
Quais são as frases na voz passiva?
Exemplos de frases na voz passiva. O trabalho foi realizado por mim. Todas as queixas foram ouvidas pelo responsável. Fez-se a receita de acarajé. Leram-se as indicações. A voz passiva pode ser classificada em analítica ou sintética, de acordo com o seu processo de formação.
Qual a voz passiva da oração?
A voz passiva é a voz verbal que indica que o sujeito da oração sofre ou recebe determinada ação, em vez de praticá-la. Observe que, no quadrinho acima, tanto Norma quanto a juíza sofreram a ação da oração.