Quais são os medicamentos fitoterápicos?

Índice

Quais são os medicamentos fitoterápicos?

Quais são os medicamentos fitoterápicos?

De acordo com a Anvisa, o medicamento fitoterápico é um remédio produzido a partir de vegetais ou plantas medicinais com alguma ação terapêutica. Eles também são caracterizados por dispor de um conjunto de princípios ativos que são conseguidos a partir de partes de plantas, como raízes, folhas e sementes.

Como é feito o registro de fitoterápicos?

Além do relatório técnico, para registrar medicamento fitoterápico na ANVISA, também será preciso fornecer um laudo de análise da droga vegetal: I - Caracterização (cor); II - Testes de pureza e integridade; III - Identificação macroscópica e microscópica.

Quais seriam as possíveis indicações da fitoterapia?

Benefícios da fitoterapia

  • Dislipidemias;
  • Ansiedade;
  • Hipertensão arterial;
  • Diabetes;
  • Obesidade;
  • Distúrbios gástricos;
  • Distúrbios intestinais.

Qual a diferença de um medicamento fitoterápico de um remédio feito de uma planta medicinal?

“A diferença entre planta medicinal e fitoterápico reside na elaboração da planta para uma formulação específica, o que caracteriza um fitoterápico.”

Para que é indicado o medicamento fitoterápico?

O que são remédios fitoterápicos? Esses medicamentos são obtidos através da utilização exclusiva de matérias-primas ativas vegetais. Na fitoterapia são utilizados os princípios ativos de algumas plantas medicinais para o tratamento ou a prevenção de enfermidades.

Qual a matéria-prima dos medicamentos fitoterápicos?

Os medicamentos fitoterápicos são definidos pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) como aqueles que são obtidos a partir de derivados vegetais e que os riscos, os mecanismos de ação e onde agem no nosso corpo são conhecidos. Esses medicamentos são feitos exclusivamente de matéria-prima vegetal.

O que é registro simplificado de fitoterápicos?

A lista de fitoterápicos de registro simplificado existe na Anvisa desde o ano 2000; essa é a sua quarta atualização. A consulta trata da lista de espécies vegetais que serão enquadrados em uma das duas categorias, incluindo produtos originados da arnica, calêndula, camomila e boldo, entre outros vegetais.

Quais os efeitos colaterais da fitoterapia?

A utilização inadequada dos fitoterápicos, como a automedicação, pode trazer uma série de efeitos colaterais. Entre os principais problemas causados por seu uso indiscriminado e prolongado estão as reações alérgicas, os efeitos tóxicos graves em vários órgãos e mesmo o desenvolvimento de certos tipos de câncer.

Qual a origem natural das substâncias ativas de um fitoterápico?

A origem natural das substâncias ativas de um fitoterápico não torna sua ação mais rápida ou mais lenta.

Como são definidos os medicamentos fitoterápicos?

Os medicamentos fitoterápicos são definidos pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) como aqueles que são obtidos a partir de derivados vegetais e que os riscos, os mecanismos ...

Quais são os principais fitoterápicos para esta finalidade?

Os principais fitoterápicos para esta finalidade são os termogênicos naturais: 1 Gengibre; 2 Alcachofra; 3 Chá verde; 4 Café verde; 5 Spirulina; 6 Cambogia;

Por que chás não são considerados fitoterápicos?

Apesar desses efeitos, chás e similares não são considerados medicamentos fitoterápicos. Além dos fatores citados nos primeiros parágrafos deste artigo, para ser considerado fitoterápico é necessário passar por controles de qualidade, tal qual qualquer remédio oriundo da medicina tradicional. Portanto, nem toda planta medicinal é um fitoterápico.

Postagens relacionadas: