Qual tipo de fundação para solo com água?

Índice

Qual tipo de fundação para solo com água?

Qual tipo de fundação para solo com água?

A solução mais adotada é a fundação profunda. “Nos locais onde o lençol freático é elevado, o solo apresenta baixa resistência nas camadas mais próximas à superfície e maior resistência nas regiões mais profundas”, justifica Thelma Kamiji, engenheira geotécnica e consultora de projetos na Fral Consultoria.

Como aplicar concreto magro?

Para o concreto magro, o traço utilizado para a produção desta mistura, normalmente, é 1 saco de cimento, 8 latas e meia de areia, 11 latas e meia de pedra e 2 latas de água. Isto rende, aproximadamente, 14 latas ou 0,25 metros cúbicos de concreto magro.

Qual o tipo de fundação rasa que resiste apenas ao esforço de compressão?

3.4 Tubulões Tubulões são elementos estruturais da fundação que transmitem a carga ao solo resistente por compressão, através da escavação de um fuste cilíndrico e uma base alargada tronco-cônica a uma profundidade igual ou maior do que três vezes o seu diâmetro (BRITO,1987).

O que vem depois da fundação?

Qualquer um dos tipos de fundação deve ficar nivelado. Caso necessário, faça uma camada de argamassa para nivelamento (regularização) sobre a fundação pronta. Para evitar que a umidade do solo suba pelas paredes, aplique uma camada de argamassa com impermeabilizante sobre a fundação ou sobre a camada de nivelamento.

Qual tipo de fundação que não podemos executar abaixo do nível da água?

Possuem dois métodos de execução: A CÉU ABERTO ou A AR COMPRIMIDO. A construção A CÉU ABERTO é simples e dispensa escoramento em solos firmes, é uma alternativa econômica para altas cargas solicitadas e não pode ser executado abaixo do nível de água.

Como escolher o tipo de fundação de acordo com o solo?

Os seguintes elementos devem ser considerados para escolha do tipo de fundação:

  1. Proximidade dos edifícios limítrofes bem como seu tipo de fundação e estado.
  2. Natureza e características do subsolo no local da obra.
  3. Grandeza das cargas a serem transmitidas a fundação.
  4. Limitação dos tipos de fundações existentes no mercado.

Quando usar concreto magro?

Utilizado em etapas da obra que não têm função estrutural, concreto magro ainda é uma boa estratégia para economia de material. Uma boa estratégia para economizar com material em uma obra é utilizar o recurso do concreto magro em etapas que não têm função estrutural.

Qual o tempo de cura do concreto magro?

Qual o tempo de cura do concreto?
Tempo mínimo de cura do concreto, conforme a relação água/cimento e o tipo de cimento
Tipo de cimentoRelação água/cimento
CP III-322 dias10 dias
CP IV-322 dias10 dias
CP I e II-402 dias5 dias

Quais os controles que devem ser feitos na execução de sapatas isoladas?

Regularizar e compactar o fundo da vala até aproximadamente 05 cm abaixo da cota de apoio, utilizando soquete ou compactador mecânico, tipo "sapo". Regularizar a superfície, atentando para que não fique nenhum material solto. Lançar no fundo da vala um lastro de concreto magro com, no mínimo, 05 cm de espessura.

Quando o solo apresenta boa resistência após a profundidade de 10 metros é preferível optar por uma fundação rasa?

As fundações rasas são aquelas que distribuem as cargas provenientes da edificação diretamente no solo predominantemente pela base da fundação. Esses tipos de fundações só devem ser utilizadas em solos com boa resistência em uma profundidade inferior à 3 metros.

Quais são as características das estacas de concreto?

Quais são as características das estacas? O dimensionamento estrutural das estacas de concreto deve ser feito com base nas especificações que constam na ABNT NBR 6118 e na NBR 9062, limitando o fck a 40 mpa, tanto para as pré-moldadas quanto para as pré-fabricadas.

Por que optar por jardineiras de concreto?

Não só de opções compridas vivem as jardineiras de concreto: é possível optar por soluções menores e práticas para acompanhar os muros. Neste projeto, por exemplo, o corredor foi decorado com um fino espelho d'água e pedras de rio que deixam o ambiente perfeitamente natural.

Como é possível reduzir o desperdício das estacas?

Para reduzir o desperdício das estacas, é possível utilizar um elemento suplementar, também conhecido como prolonga ou suplemento. Esse dispositivo pode ser feito em aço ou concreto e garante o bom posicionamento da estaca no final da cravação. Contudo, a utilização desse recurso limita-se a três metros.

Como é feita a armadura da estaca?

Prende-se então uma folha nela, é feita uma linha e apoia-se um lápis que produzirá picos de nega e repique durante os golpes seguintes. Quando a armadura da estaca não apresenta função de resistência, não precisa ser penetrada no bloco de coroamento.

Postagens relacionadas: