Como implementar un Singleton?
Índice
- Como implementar un Singleton?
- Como funciona o padrão de projeto Singleton?
- Que tipo de problema o padrão Singleton resolve?
- O que é um Singleton Java?
- Como funciona o padrão Observer?
- Qual a função do padrão de Method Factory?
- Quando usar o padrão Singleton?
- Qual problema o Observer resolve?
- Para que serve o Observer?
- Que problemas o padrão de Design Observer não pode resolver?
Como implementar un Singleton?
Como fazer a implementação do Singleton
- Deixar o construtor privado, pois assim ninguém deve conseguir instanciar a classe, apenas o próprio Singleton.
- Criar um atributo privado e estático do mesmo tipo da classe (instance). ...
- Método getInstance() é o principal ponto da classe.
Como funciona o padrão de projeto Singleton?
Funcionamento. O padrão Singleton permite criar objetos únicos para os quais há apenas uma instância. Este padrão oferece um ponto de acesso global, assim como uma variável global, porém sem as desvantagens das variáveis globais.
Que tipo de problema o padrão Singleton resolve?
O padrão Singleton resolve dois problemas de uma só vez, violando o princípio de responsabilidade única: Garantir que uma classe tenha apenas uma única instância.
O que é um Singleton Java?
O Singleton é um padrão de projeto criacional, que garante que apenas um objeto desse tipo exista e forneça um único ponto de acesso a ele para qualquer outro código.
Como funciona o padrão Observer?
O Observer é um padrão de projeto de software que define uma dependência um-para-muitos entre objetos de modo que quando um objeto muda o estado, todos seus dependentes são notificados e atualizados automaticamente. ... O padrão Observer é também chamado de Publisher-Subscriber, Event Generator e Dependents.
Qual a função do padrão de Method Factory?
O Factory method é um padrão de projeto criacional, que resolve o problema de criar objetos de produtos sem especificar suas classes concretas. O Factory Method define um método, que deve ser usado para criar objetos em vez da chamada direta ao construtor (operador new ).
Quando usar o padrão Singleton?
Recomendo utilizar o Singleton:
- Quando você precisar controlar a concorrência de acesso a recursos compartilhados;
- Quando uma classe for utilizada com frequência por várias partes distintas do sistema, e essa classe não gerencia nenhum estado da aplicação;
Qual problema o Observer resolve?
O Observer resolve o problema de publisher-subscriber de maneira elegante através do uso de interfaces e de uma solução simples para o aumento do número de subscribers. Já o Singleton resolve, com poucas linhas de código, o problema de entidades que precisam fornecer apenas uma instância para toda a aplicação.
Para que serve o Observer?
O Observer é um padrão que serve para manter o estado dos objetos sempre atualizados e pode, inclusive, ser adotado em conjunto com o padrão MVC.
Que problemas o padrão de Design Observer não pode resolver?
O problema Fazer com que o tipo da referência seja a classe (concreta) do Listener não funciona bem, porque: O número e tipos dos Listeners não é conhecido em tempo de compilação. Os vários listeners poderão não fazer parte de uma mesma hierarquia de objetos.