Qual seria a melhor forma de se ofertar a escolarização para o surdo?
Índice
- Qual seria a melhor forma de se ofertar a escolarização para o surdo?
- Como incluir o aluno surdo na sala de aula?
- Como é oferecida a educação nas escolas para alunos surdos?
- Qual é o melhor modelo filosofia de educação para surdos?
- Como se desenvolve a inclusão dos alunos surdos nas escolas?
- Quais são as discussões que envolvem o ensino para surdos?
- Quais são os métodos utilizados pelos educadores para formação de alunos surdos?
- Quais são as produções de alunos com surdez?
Qual seria a melhor forma de se ofertar a escolarização para o surdo?
Para haver a inclusão, por exemplo, o ideal seria que a escola adotasse dois focos de aprendizagem: a língua de sinais, Libras, e a Língua Portuguesa. Assim, alunos surdos e ouvintes teriam a oportunidade de comunicar melhor, compartilhar experiências e tornar a educação mais igual.
Como incluir o aluno surdo na sala de aula?
- Ao chamar atenção do aluno, utilizar gestos convencionais; - Colocar o aluno surdo nas primeiras carteiras, longe de janelas e portas, para não se distrair; - Utilizar todos os recursos que facilitem sua compreensão (dramatização, mímicas e materiais visuais);
Como é oferecida a educação nas escolas para alunos surdos?
A LDBEN 9.394/96 estabelece que os sistemas de ensino deverão assegurar, principalmente, professores especializados ou devidamente capacitados, que possam atuar com qualquer pessoa especial na sala de aula. Assim sendo, o aluno surdo tem direito de ser acolhido pelo sistema de ensino regular.
Qual é o melhor modelo filosofia de educação para surdos?
Na Alemanha, nesta mesma época, com Samuel Heinick, surge a filosofia educacional Oralista que defende que o ensino da língua oral, e a rejeição à língua de sinais, é a melhor forma de educar o aluno com surdez. Heinick funda a primeira escola pública para crianças com surdez baseada no oralismo.
Como se desenvolve a inclusão dos alunos surdos nas escolas?
Este estudo teve como finalidade promover uma reflexão sobre como vem se desenvolvendo a inclusão dos alunos Surdos nas escolas em turmas do ensino regular da rede pública de Educação, principalmente quanto à questão da comunicação e a construção de conhecimento, numa proposta bilíngue_ Língua de Sinais (L1) e Língua Portuguesa (L2).
Quais são as discussões que envolvem o ensino para surdos?
RESUMO: Muitas discussões e desafios que envolvem o ensino para surdos vêm sendo realizadas no campo das licenciaturas e, consequentemente, na Pedagogia.
Quais são os métodos utilizados pelos educadores para formação de alunos surdos?
E específicos: conhecer os métodos utilizados pelos os educadores na formação de alunos surdos; discutir o despreparo dos professores e funcionários ao receberem alunos surdos na escola de ensino regular e potencializar a importância do método bilinguismo para a educação dos surdos.
Quais são as produções de alunos com surdez?
A partir disso, o presente artigo apresenta uma análise bibliográfica de trabalhos acadêmicos sobre a inclusão de alunos com surdez no ensino regular e o que estas produções trazem como propostas de metodologias, práticas pedagógicas e perspectivas sugeridas para o ensino da pessoa surda.