Como declarar o IRRF na DCTF?

Índice

Como declarar o IRRF na DCTF?

Como declarar o IRRF na DCTF?

Declaração das retenções fiscais de CSRF e IRRF na DCTF IRRF: Ao selecionar a Pasta Débitos/Créditos, selecione o Grupo de impostos e contribuições “IRRF”, informe o código de receita, o valor da retenção e as informações da DARF.

Quais códigos declarar na DCTF?

TABELA DE CÓDIGO DE DARF VARIAÇÕES PARA PREENCHIMENTO DE DCTF E PER/DCOMP
ItemCódigo/ VariaçãoPeríodo de Apuração do Fato Gerador
10220/01A partir do 1º trimestre de 1997
20220/04³Ano-calendário de 2008
30220/08A partir do 1º trimestre de 2001
40220/10²A partir do 1º trimestre de 2006

Quando declarar DCTF?

O prazo mensal para entregar a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF) é o 15º dia útil do 2º mês subsequente ao mês de ocorrência dos fatos geradores.

Como declarar parcelamento de tributos na DCTF?

Acesse o sistema correspondente a modalidade desejada e selecione os débitos que deseja parcelar. Em seguida, preencha as informações solicitas, escolha o número de parcelas e emita o DARF para pagar a primeira parcela.

O que é o código da receita?

O pagamento de qualquer tributo (impostos, taxas ou contribuições) administrado pela Receita Federal deve ser efetuado através da quitação de um DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) junto a rede bancária.

O que é o código 0561?

DARF 0561 IRPF REMUNERACOES DO TRABALHO ASSALARIADO. Referido código aplica-se no recolhimento do imposto de renda retido em decorrência de pagamentos de salários, inclusive adiantamento de salário a qualquer título, bem como: ... O imposto de renda será calculado mediante a utilização da tabela progressiva mensal.

Qual a diferença entre IRRF e CSRF?

As retenções de IRRF e CSRF serão declaradas na DIRF por beneficiário, informando o valor pago a cada um deles, bem como a retenção efetuada mensalmente. A DIRF é uma obrigação fiscal entregue à RFB através de programas validadores que são atualizados anualmente.

Como devem ser declaradas as retenções na DIRF?

Além de serem declaradas mensalmente na DCTF, estas retenções também devem ser informadas anualmente à RFB, através da DIRF (Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte). As retenções de IRRF e CSRF serão declaradas na DIRF por beneficiário, informando o valor pago a cada um deles, bem como a retenção efetuada mensalmente.

Quais são as verificações na DIRF?

Uma destas verificações consiste em cruzar a DIRF com as DCTF´s referentes ao mesmo exercício. É necessário assegurar-se de que os valores das retenções declaradas nas DCTF´s estão iguais aos valores que serão transmitidos na DIRF. Veja porque:

Postagens relacionadas: