Como ocorre o processo de Acoplamentoexcitação contração na fibra muscular?
Índice
- Como ocorre o processo de Acoplamentoexcitação contração na fibra muscular?
- Como é distribuída a composição química do músculo?
- Como ocorre o processo de relaxamento muscular?
- O que é tônus muscular e como é mantido?
- Quando se inicia a contração muscular?
- Como funciona a contração dos músculos esqueléticos?
- Como funciona a excitação-contração do músculo?
- Como funciona o músculo cardíaco?
Como ocorre o processo de Acoplamentoexcitação contração na fibra muscular?
O termo Acoplamento Excitação-Contração designa o processo que ocorre desde a despolarização da membrana excitável da célula muscular, até a liberação de íons cálcio dos estoques intracelulares.
Como é distribuída a composição química do músculo?
As proteínas miosina e actina constituem de 75 a 80% das proteínas miofibrilares, sendo a porção restante constituída pelas proteínas reguladoras da função muscular, atuando direta ou indiretamente no complexo adenosina trifosfato- actina-miosina.
Como ocorre o processo de relaxamento muscular?
O relaxamento muscular é um alívio da contração muscular por um certo período de tempo. ... Ele acontece quando há uma diminuição da concentração de cálcio nas células, responsável pela contração das fibras musculares, que ficam nesse estado de tensão devido a algum estímulo nervoso (seja físico ou emocional).
O que é tônus muscular e como é mantido?
O tônus muscular é o grau de contração permanente do músculo. Uma vez que as fibras musculares não se contraem sem que um impulso nervoso as estimule, em repouso, o tônus muscular é mantido através de impulsos provenientes da medula espinhal.
Quando se inicia a contração muscular?
Na contração muscular, a actinadesliza sobre os filamentos da miosina, que conservam seus comprimentos originais. A contração se inicia na faixa ansiotrópica, ou A, onde a actina e a miosinase sobrepõem.
Como funciona a contração dos músculos esqueléticos?
Assim, os filamentos movem-se até que o impulso nervoso cesse, então, o cálcio retorna ao retículo, a ligação entre a miosina e a actina cessa e o músculo relaxa. Além de permitir os movimentos do corpo, a contração dos músculos esqueléticos auxilia na circulação sanguínea, pois comprime as veias, impulsionando, assim, o sangue de volta ao coração.
Como funciona a excitação-contração do músculo?
A atividade da bomba Na+/Ca2+ também atua neste sistema de superfície da membrana para transporte de Ca2+ (Mickelson, Louis, 1996). O complexo excitação-contração envolve todos os estágios entre o potencial de ação e a ligação de Ca2+ à troponina, levando ao desenvolvimento de tensão: Quadro 1. Seqüência dos eventos excitação-contração do músculo
Como funciona o músculo cardíaco?
Da mesma forma que o músculo esquelético, o músculo cardíaco é estriado e contém retículos sarcoplasmáticos e miofibrilas com actina e miosina. Entretanto, algumas estruturas divergem nesses tipos musculares. As células musculares cardíacas são mais curtas e de menor diâmetro, e se fundem umas as outras na forma de um sincício.