Como funciona o Instituto Militar de Engenharia?
Índice
- Como funciona o Instituto Militar de Engenharia?
- Como ser um engenheiro do exército?
- Quanto tempo dura o IME?
- Quem se forma no IME vira o quê?
- Quantas vagas tem o IME?
- O que levar na prova do IME?
- Sou formado em engenharia e quero entrar no Exército?
- Qual a quantidade de vagas para o Instituto Militar de Engenharia?
- Por que não estar matriculado no Instituto Militar de Engenharia?
- Como é ministrada a instrução militar?
- Quando são oferecidas as especialidades de Engenharia?

Como funciona o Instituto Militar de Engenharia?
O Concurso de Admissão do IME é constituído por três etapas de exames, sendo a primeira o Exame Intelectual (EI), que acontece durante cinco dias consecutivos, quando os candidatos são condicionados a provas objetivas e discursivas sobre as matérias ministradas no ensino médio.
Como ser um engenheiro do exército?
Já escolheu a instituição de ensino em que deseja se formar? O Exército pode ser uma opção. O Instituto Militar de Engenharia (IME) está com inscrições abertas para o Concurso de Admissão ao Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Ativa e da Reserva do Quadro de Engenheiros Militares.
Quanto tempo dura o IME?
228 anos (17 de dezembro de 1792) Instituto Militar de Engenharia (IME)/Idade
Quem se forma no IME vira o quê?
Os aprovados no concurso para o quadro de oficiais da ativa realizarão uma graduação, com duração de cinco anos, na área de Engenharia. Ao matricular-se, o candidato estará na condição de militar e de aluno. Durante os cinco anos de formação, os candidatos receberão soldo e benefícios.
Quantas vagas tem o IME?
Editais do concurso IME 2021/2022
Concursos Relacionados | Vagas |
---|---|
Exército Brasileiro Nível Superior | 22 |
Marinha do Brasil Todos os níveis de escolaridade | 40 |
Veja todos » Concursos Abertos |
O que levar na prova do IME?
Os inscritos terão que chegar com antecedência, portando cartão de identificação, documento de identidade com foto e caneta azul ou preta. Para a prova será permitido levar também lápis ou lapiseira, borracha, transferidor, par de esquadros, compasso, régua e lanche.
Sou formado em engenharia e quero entrar no Exército?
Para ingressar na carreira é necessário possuir diploma de conclusão de curso de nível superior em engenharia por instituição de ensino oficialmente reconhecida, em área a que pretende concorrer, além de ter no máximo 26 anos e altura mínima de 1,55m para as mulheres e 1,60m para os homens.
Qual a quantidade de vagas para o Instituto Militar de Engenharia?
O Instituto Militar de Engenharia também conta com o concurso para contratação de engenheiros já formados e em pleno exercício da profissão. As vagas são para ampla concorrência, no entanto, a depender da quantidade, o concurso cumpre com a Lei nº 12.990, de 9 de junho de 2014, reservando 20% das vagas aos negros.
Por que não estar matriculado no Instituto Militar de Engenharia?
Não estar matriculado, no ato da inscrição, em qualquer curso de especialização militar com duração superior a seis meses. O Instituto Militar de Engenharia também conta com o concurso para contratação de engenheiros já formados e em pleno exercício da profissão.
Como é ministrada a instrução militar?
A instrução militar é ministrada nos Curso de Formação de Oficiais da Reserva (CFOR) e Curso de Formação de Oficiais Engenheiros Militares (CFRm), com estágios diferenciados entre os optantes pela ativa e pela reserva.
Quando são oferecidas as especialidades de Engenharia?
As inscrições para o concurso ocorrem anualmente nos meses de agosto e setembro. São oferecidas 10 (dez) especialidades de Engenharia e os cursos tem duração de 5 (cinco) anos.