Como se divorciar de forma amigável?

Índice

Como se divorciar de forma amigável?

Como se divorciar de forma amigável?

Se o casal estiver de acordo (divórcio consensual ou “amigável”) e não houver filhos menores de idade ou incapazes, o divórcio pode ser feito no cartório (extrajudicial) e é necessária a presença de advogado (os cônjuges podem ter advogados diferentes ou um só advogado para ambos).

O que é preciso para iniciar um processo de divórcio?

O divórcio pode ocorrer no cartório ou no Judiciário. No caso de divórcio consensual, o local correto para dar entrada é o cartório de qualquer localidade. Você poderá solicitar o divórcio em qualquer tabelionato de notas, independentemente de onde tenha realizado o seu casamento.

Qual o valor das custas de um divórcio?

Quanto custa o divórcio em cartório? Valores do processo. São cobradas as taxas do processo, entre elas a de escritura que varia de um estado para outro, em São Paulo o custo é de cerca de R$ 300,00. Os divórcios que envolvem divisão de bens, o preço será de acordo com os valores de partilha e também com cada região.

Como ocorre o divórcio amigável?

O divórcio amigável é realizado pelo simples fato das partes concordarem sobre os termos da separação. Ele pode ocorrer tanto pela via judicial ou extrajudicial, e é isso que caracteriza quanto o processo demorará. Há quem pense que todo divórcio judicial ocorre quando as partes estão brigadas ou querem aquele processo bem litigioso, e não é isso.

Como dar início ao processo de divórcio?

Primeiro, busque um advogado para dar início ao processo de divórcio. 2. Pedir ao advogado que comunique sua decisão ao cônjuge em uma entrevista no seu escritório pode ser uma opção. Isso evita drama, lamentações e parte da angústia afetiva.

Como desmarcar um processo de divórcio?

Não, a cada processo corresponde um pedido de agendamento. Sim, é possível desmarcar um agendamento através da opção “Consultar” disponível na página inicial do serviço. Consulte a descrição dos serviços Iniciar processo de divórcio e Balcão Divórcio com Partilha .

Por que o divórcio é amigável ou litigioso?

Mesmo após um divórcio, sendo ele amigável ou litigioso, tem de ser tido em conta o superior interesse da criança, sendo esse o critério mais elevado para regular o exercício das responsabilidades parentais, a par da igualdade entre os pais.

Postagens relacionadas: