Como encaminhar pedido de patente no Brasil?

Índice

Como encaminhar pedido de patente no Brasil?

Como encaminhar pedido de patente no Brasil?

Para protocolar um pedido de patente no INPI, primeiramente, você precisará: de um quadro reivindicatório; um resumo e um descritivo em formato pdf + o comprovante de pagamento da GRU de número 200 emitida pelo INPI.

O que é um pedido de patente?

Pedido de Patente é o documento que antecede a patente. O pedido de patente não assegura direitos propriamente ditos, mas constitui uma “expectativa de direitos” ao seu titular. ... Quem analisa esse documento é um examinador de patentes funcionário do INPI.

Como registrar uma patente online?

Depois de conferir se a invenção que você quer patentear é realmente uma novidade, você deve entrar na plataforma do INPI (e-INPI) e fazer a solicitação para o pagamento da taxa de registro. Confira os valores das taxas.

Como conseguir uma patente e quanto custa para obtê lá?

Para pessoas jurídicas, o valor é de R$ 340 (código 241). A anuidade continua sendo paga, com outros valores, até o fim da validade da patente. O próprio interessado, pessoa física ou não, pode depositar um pedido de patente junto ao INPI.

Quem recebe o requerimento de patente?

Desta forma, é o INPI quem recebe o depósito do pedido de patente e será responsável por todo o processo de análise (técnica e formal) e concessão da patente.

Como é o processo de patente?

O registro de patentes e marcas é feito junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), por meio de um procedimento burocrático, mas muito importante para o empreendedor. Esse processo visa à proteção e à garantia de direitos sob invenção ou marca e traz diversas vantagens ao negócio.

Qual o processamento do seu pedido de patente?

Em cada uma dessas etapas, novos documentos podem ser exigidos. Entenda mais detalhes sobre o processamento do seu pedido em Acompanhamento do Pedido de Patente. Confira também o fluxo detalhado de um pedido de patente. Lembre-se: é responsabilidade exclusivamente sua acompanhar o andamento do pedido.

Como ter a patente de um produto?

Ter a patente de um produto significa ter o direito de impedir terceiros de produzir, usar, colocar à venda, vender ou importar, sem o seu consentimento, (i) o produto objeto de patente ou (ii) processo ou produto obtido diretamente por processo patenteado.

Quando você pode pedir a patente?

Os prazos são contados a partir do dia em que você pediu a patente, ou seja, o dia do depósito do seu pedido. Você também pode pedir para o INPI dar uma opinião preliminar (utilizando o código 276) sobre seu pedido, avaliando se ele tem chances de se tornar uma patente, mesmo antes do exame oficial ser feito.

Quais as etapas do registro de patentes?

Veja a seguir as etapas em que consiste o registro de patentes e saiba como patentear um produto. Como você pôde observar na lista que citamos anteriormente, há certas coisas que não podem ser patenteadas. Como critério estabelecido pelo INPI, o produto ou invenção precisa ser, de fato, novo e passível de ser industrializado.

Postagens relacionadas: