O que é a desigualdade digital?
Índice
- O que é a desigualdade digital?
- Quais as causas da desigualdade digital?
- O que causa a inclusão digital?
- Por que o termo desigualdade digital é mais apropriado do que inclusão digital?
- O que é desigualdade digital no Brasil?
- O que pode representar a exclusão digital no contexto atual?
- Qual a desigualdade digital em relação à Internet?
- Quando existe essa desigualdade?
- Por que a inclusão digital ainda não é realidade?
- Qual o desequilíbrio da digitalização?
O que é a desigualdade digital?
A desigualdade digital é um conceito dos campos teóricos da comunicação, sociologia, tecnologia da informação. ... As comunidades carentes, os mais pobres e pessoas com uma posição econômica desprivilegiada são excluídas digitalmente, pois não tem acesso à tecnologia.
Quais as causas da desigualdade digital?
As causas podem ir desde o alto preço dos dispositivos mencionados à falta de conhecimentos sobre seu uso ou ao déficit de infraestruturas para seu acesso. A esse respeito, revisamos quais são os tipos de exclusão digital: Exclusão de acesso. Refere-se às possibilidades que as pessoas têm de acessar este recurso.
O que causa a inclusão digital?
A inclusão digital pressupõe a possibilidade de produção e difusão do conhecimento e o acesso às ferramentas digitais para todos os cidadãos. Dessa forma, seu grande objetivo é a democratização da tecnologia. ... E, dessa maneira, não acompanharam a linguagem digital que foi tomando proporções nunca antes vistas.
Por que o termo desigualdade digital é mais apropriado do que inclusão digital?
Nesse sentido, a ideia mais apropriada é desigualdade digital, pois valoriza os diferentes níveis de acesso, haja vista nem os excluídos poderem ser visto como “os que não têm”, e nem o oposto.
O que é desigualdade digital no Brasil?
A desigualdade digital decorre do fato de as pessoas terem diferentes níveis de acesso à internet, equipamentos como telefones celulares e computadores, bem como diferentes habilidades para acessar e usar a internet e equipamentos.
O que pode representar a exclusão digital no contexto atual?
De modo geral, o termo exclusão digital é usado para sintetizar todo um contexto que impede a maior parte das pessoas de participar dos benefícios das novas tecnologias. ... Neste contexto, é preciso levar em conta indivíduos com baixa escolaridade, baixa renda, limitações físicas e etárias.
Qual a desigualdade digital em relação à Internet?
É comum que a desigualdade digital seja medida em relação à conexão com a Internet. Suponhamos que, em um país X, 76% da população se conecte pelo menos uma vez por dia à Internet, enquanto que em um país Y, apenas 18% dos habitantes tenham uma conexão.
Quando existe essa desigualdade?
Ela pode ocorrer por questões econômicas, sociais ou geográficas, para citar algumas possibilidades. Quando essa desigualdade existe, há um grupo de pessoas que pode acessar e usar as ferramentas tecnológicas com assiduidade, enquanto outro grupo não tem essa possibilidade.
Por que a inclusão digital ainda não é realidade?
No Brasil a inclusão digital ainda não é realidade. Alguns termos definem a presente situação de exclusão digital, as expressões infoexclusão e apartheid digital, por exemplo, são definidas por alguns pensadores como a exclusão de oportunidades de acesso às novas tecnologias da comunicação e informação.
Qual o desequilíbrio da digitalização?
Também existe um desequilíbrio e o nome para isto é exclusão digital. As TIC (Tecnologias da Informação e a Comunicação) oferecem inúmeras vantagens: mais acesso à informação, redução de custos no setor trabalhista, mais conectividade entre as pessoas, etc. Porém, a digitalização não está acontecendo de forma igualitária em todo o mundo.