Como é feita a ligação covalente?

Índice

Como é feita a ligação covalente?

Como é feita a ligação covalente?

A ligação covalente é aquela em que os átomos dos elementos químicos compartilham seus elétrons a fim de ficarem estáveis. A ligação covalente é um tipo de ligação química que ocorre entre átomos de hidrogênio, ametais e semimetais, com a finalidade de ficarem estáveis.

Como acontece uma ligação covalente dativa?

A ligação covalente dativa é um compartilhamento de pares de elétrons, em que estes são provenientes de um único átomo. No texto Ligação Covalente, vimos que esse tipo de ligação química ocorre quando há o compartilhamento de pares de elétrons entre átomos de hidrogênio, ametais e semimetais.

O que é ligação covalente de um exemplo?

Como exemplo de Ligação Covalente, temos a molécula de água H2O: H - O - H, formada por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio em que cada traço corresponde a um par de elétrons compartilhado formando um molécula neutra, uma vez que não há perda nem ganho de elétrons nesse tipo de ligação.

Quais as formas de representar a ligação covalente comum?

Existem alguns tipos diferentes de ligações covalentes, que serão detalhadas a seguir, utilizando-se a representação eletrônica de Lewis para facilitar o entendimento:

  • Ligação covalente simples.
  • Ligação covalente dupla.
  • Ligação covalente tripla.
  • Ligação covalente coordenada ou dativa.

Quais substâncias apresentam ligações covalentes?

A ligação covalente é um tipo de ligação química realizada entre os átomos de hidrogênio, ametais e semimetais que compartilham entre si pares de elétrons.

Como funciona uma ligação dativa?

Ligação covalente dativa ocorre quando um átomo compartilha seus elétrons. Essa ligação obedece à Teoria do Octeto, onde os átomos se unem tentando adquirir oito elétrons na camada de valência para atingir a estabilidade eletrônica.

O que é uma ligação covalente comum e com quem ocorre?

A ligação covalente ocorre quando dois átomos compartilham pares de elétrons a fim de adquirirem a configuração eletrônica de um gás nobre (com 8 elétrons na camada de valência ou com 2, no caso dos que apresentam apenas a camada K), segundo a regra do octeto.

Qual a definição de ligação covalente polar Dê exemplos?

Ligação covalente polar: Quando a ligação covalente ocorre entre átomos de elementos que possuem diferentes eletronegatividades, um dos átomos – o mais eletronegativo – atrai com maior força os elétrons da ligação, criando uma diferença de distribuição da nuvem eletrônica.

Quais os tipos de ligações covalentes existentes?

Há quatro tipos de ligação covalente: simples, dupla, tripla e a dativa.

Qual a classificação das ligações covalentes?

As ligações covalentes são classificadas em: Ligações Covalentes e Ligações Covalentes Dativa.

Qual é a ligação covalente do cloro?

Na formação do gás cloro (Cl 2), há o compartilhamento de um elétron de cada átomo de Cloro: Ligação covalente dupla Neste tipo de ligação covalente, os átomos “dividem” dois elétrons de cada elemento buscando a estabilidade de ambos, de acordo com a regra do octeto.

Qual é a ligação covalente do gás hidrogênio?

Ligação covalente de formação do gás hidrogênio. Essa forma de representar as ligações químicas, em que os elétrons da camada de valência são colocados ao redor do símbolo do elemento como “pontinhos”, é chamada de fórmula eletrônica de Lewis. Nela, cada par de elétrons compartilhado em uma ligação covalente é representado por um “enlaçamento” ...

Que tipo de ligação pode ocorrer entre átomos?

Esse tipo de ligação pode ocorrer entre átomos diferentes, como no exemplo do HCl, ou entre átomos de um mesmo elemento, como os exemplos abaixo. Ao analisá-los, observe que essa maneira de representar a ligação, em que se representam os elétrons da camada eletrônica por bolinhas ou “x”, é conhecida como fórmula eletrônica de Lewis.

Postagens relacionadas: