O que acontece na mente quando meditamos?
O que acontece na mente quando meditamos?
A meditação muda a massa cinzenta do cérebro Assim como nós percebemos o ganho muscular após o exercício físico, pesquisas da Universidade da Califórnia apontam que a meditação pode estimular o crescimento de novas células cerebrais – o que significa uma massa cinzenta mais mensurável em certas áreas do cérebro.
Como a meditação afeta o cérebro?
Pesquisas demonstram que a prática provoca aumento na massa cinzenta, ajuda a combater depressão, promove o rejuvenescimento e alivia as dores. Pesquisas demonstram que, após meditar por oito semanas, o cérebro tem aumento da densidade da massa cinzenta em três partes cruciais.
Como atingir a consciência plena?
A consciência plena, na maioria dos casos, só é atingida pela prática constante da meditação, que é o ato de sentar-se calmamente e quieto e se focar em elementos como respiração, ideias relaxantes, ou mesmo em nada em particular.
Quais são as práticas de atenção plena?
O uso das práticas de atenção plena ( mindfulness) nos ambientes educacionais tem se tornado cada vez mais frequente em todo o mundo. Sabe-se que elas ajudam os estudantes a aprimorar a atenção em classe, a regular melhor suas emoções e a adquirir maior habilidade nas inter-relações sociais.
Qual a origem da atenção plena?
A atenção plena é uma prática realizada desde muito tempo atrás, originada do Budismo. Contudo, foi somente no século passado, em 1979, que a prática se difundiu pelo mundo e conquistou milhares de adeptos. Foi nesse ano que o cientista, médico e professor Jon Kabat-Zinn apresentou o primeiro programa de mindfulness.
Quais são os obstáculos da atenção plena?
Os obstáculos da atenção plena são realmente sua natureza abstrata e as muitas distrações e tarefas aparentemente mais importantes com que lidamos a todo momento.