Como ocorre a modulação da dor?

Índice

Como ocorre a modulação da dor?

Como ocorre a modulação da dor?

A modulação compreende um conjunto de mecanismos que atenuam ou amplificam os impulsos nociceptivos, podendo ocorrer a nível periférico ou central. Porém, é o corno posterior da espinhal medula o local mais importante onde se dá esta ação.

Como ocorre a supressão da dor?

Mecanismos de modulação da dor Apesar das evidências sobre a existência de meca- nismos supressores, desde o início deste século, foi com a apresentação da teoria de comporta por MELZACK & WALL, em 1965, segundo a qual a supressão da dor decorreria da inibição pré-sináptica na medula espinal, resultante da colisão ...

O que é sistema supressor da dor?

O sistema supressor de dor é continuamente ativado por estímulos que alcançam o SNC durante a vida diária normal. É ativado pela dor e por aspectos emocionais e cognitivos ainda não completamente conhecidos. A compreensão deste mecanismo é essencial para qualquer ação em analgesia.

Como a dor chega ao córtex cerebral?

O tálamo desempenha um papel muito importante na integração do impulso doloroso. A partir dele, neurônios de terceira ordem transmitem impulsos para o córtex cerebral, onde ocorre o processamento que resulta em consciência da dor (Vitor et al, 2008).

O que é a fisiopatologia da dor?

A fisiopatologia da dor constitui um capítulo do estudo das bases neuro- fisiológicas da sensação. Entre as múltiplas mensagens recebidas pelo cé- rebro há uma categoria especial que dá origem a uma sensação que envolve sempre nossa afetividade e nos é desagradável: a dor.

Quais os estímulos que causam dor?

Há pelo menos três tipos de estímulos nocivos que causam dor:

  • Natureza mecânica: beliscão na pele, pancada, contração muscular excessiva, etc.
  • Natureza térmica: Frio excessivo (abaixo de 15oC) ou calor excessivo (acima de 45oC).

Qual é o mecanismo da dor?

Os mecanismos fisiológicos da dor envolvem conceitos de sensibilização periférica e neuroplasticidade na perpetuação da dor, com ação através de mediadores bioquímicos nas vias nociceptivas. Pode-se estabelecer correlações entre inflamação, dor e status psicológico.

Quais são as respostas da dor?

Surgindo aí a teoria de “comportas da dor”. Os estudiosos definiram que emoções positivas modulam a dor, diminuído a mesma, enquanto as emoções negativas exacerbam a dor. Esta modulação ocorrida pelas emoções se dá principalmente pela liberação de opióides endógenos, que são fármacos produzidos pelo próprio organismo.

Como é o manejo da dor?

O manejo da dor consiste na inibição da percepção, da sensibilização central (modulação das etapas medulares), da transmissão (inibição da condução do impulso) e da transdução (inibição da sensibilização periférica dos nociceptores). Seu controle é feito com a administração de analgésicos.

Qual a percepção da dor?

Dor é a percepção da nocicepção e, juntamente com outras percepções, é determinada pela interação entre a atividade neurosenssorial, a variedade comportamental e fatores psicológicos. A percepção da dorse inicia na periferia, através da ativação de nociceptores (receptor sensorial da dor).

Por que essas pessoas não sentem dor?

Assim, essas pessoas que não sentem dor acrescentam graves agressões à quaisquer lesões que vir a sofrer e muitas vezes são vítimas de quadros clínicos drásticos que geralmente levam à morte precoce desses pacientes.Uma destas formas é de origem genética chamada analgesia congênita.

Postagens relacionadas: