Quanto ao tempo de adimplemento?
Índice
- Quanto ao tempo de adimplemento?
- De quem deve pagar direito das obrigações?
- Quem deve pagar Código Civil?
- Quanto ao tempo de adimplemento instantânea?
- Quanto ao tempo de cumprimento das obrigações?
- De quem deve pagar art 304?
- O que é pagamento das obrigações?
- O que é pagamento para o Direito Civil?
- O que significa a expressão res Perit dominó?
- Qual o prazo para a entrega da coisa certa na hipótese de cumprimento de sentença?
Quanto ao tempo de adimplemento?
O tempo para adimplemento das obrigações e as possibilidades de antecipação do vencimento do crédito. O tempo do pagamento é um elemento intrínseco à satisfação da obrigação pelo devedor. O instante em que se deve pagar a dívida é de fundamental importância para caracterização de seu vencimento.
De quem deve pagar direito das obrigações?
Quem paga? Qualquer interessado na dívida poderá pagá-la (não precisando ser apenas o devedor). Caso o credor se oponha ao pagamento, o interessado poderá usar meios conducentes à exoneração: Pagamento em consignação: é uma forma de extinção da obrigação com rol de motivos no Código (art.
Quem deve pagar Código Civil?
Art. 308. O pagamento deve ser feito ao credor ou a quem de direito o represente, sob pena de só valer depois de por ele ratificado, ou tanto quanto reverter em seu proveito.
Quanto ao tempo de adimplemento instantânea?
Quanto ao tempo de adimplemento Instantânea - Se consuma num só ato em certo momento, como, por exemplo, a entrega de uma mercadoria; nela há uma completa exaustão da prestação logo no primeiro momento de seu adimplemento.
Quanto ao tempo de cumprimento das obrigações?
i) Execução periódica: a obrigação é cumprida em trato sucessivo, de modo que a prestação tem como característica a renovação singular e sucessiva. j) Execução diferida: a obrigação deverá ser cumprida de uma única vez, porém, em futuro certo. Tem-se como exemplo a emissão de cheque pós-datado.
De quem deve pagar art 304?
Art. 304. Qualquer interessado na extinção da dívida pode pagá-la, usando, se o credor se opuser, dos meios conducentes à exoneração do devedor. ... O terceiro não interessado, que paga a dívida em seu próprio nome, tem direito a reembolsar-se do que pagar; mas não se sub-roga nos direitos do credor.
O que é pagamento das obrigações?
Sendo sinônimo de solução, cumprimento, adimplemento, implemento ou satisfação obrigacional, o pagamento direto das obrigações consiste na principal forma de extinção delas, haja vista que as obrigações nascem para serem cumpridas, extinguindo-se, no exato momento em que se cumprem. ...
O que é pagamento para o Direito Civil?
Portanto, o pagamento no direito civil representa, segundo Gonçalves, a realização, de forma voluntária, da prestação debitória, feita tanto pelo devedor como por terceiro, interessado ou não na extinção da obrigação.
O que significa a expressão res Perit dominó?
A regra “res perit domino” remonta ao código de Hamurabi, o conjunto de legislação mais antigo que se tem conhecimento, na qual diz que: a coisa perece para o dono. Isso ocorre quando há a obrigação de restituir coisa certa e esta se perde antes da tradição, sem culpa do devedor.
Qual o prazo para a entrega da coisa certa na hipótese de cumprimento de sentença?
15 dias O devedor de obrigação de entrega de coisa certa tem o prazo de 15 dias para satisfazer a obrigação, constante de título executivo extrajudicial. O juiz depois do despacho da inicial poderá fixar multa por dia pelo atraso no cumprimento da obrigação, ficando o respectivo valor sujeito a alteração.