Como funciona o processo de modulação da dor?
Índice
- Como funciona o processo de modulação da dor?
- Como ocorre a neurofisiologia da dor?
- Quais os tipos de receptores da dor?
- O que é a fisiologia da dor?
- Quais são os componentes da dor?
- Como é possível modular a dor?
- Quais estruturas estão relacionadas ao processamento da dor?
- Quais são os receptores sensoriais da dor?
- Quais são os tipos de receptores sensoriais?
- Quais são os estímulos causadores de dor?
- Qual a relação entre a dor e os estímulos sensoriais?
- Como se manifesta a dor?
- Por que não tratar a dor?
Como funciona o processo de modulação da dor?
A modulação compreende um conjunto de mecanismos que atenuam ou amplificam os impulsos nociceptivos, podendo ocorrer a nível periférico ou central. Porém, é o corno posterior da espinhal medula o local mais importante onde se dá esta ação.
Como ocorre a neurofisiologia da dor?
1.1.2.1- Dor não Nociceptiva Surge a partir do sistema nervoso periférico e pode ser classificada em neuropática ou simpática (31,32). A dor neuropática é definida como: “dor que ocorre como consequência direta de uma lesão ou doença do sistema nervoso somatossensorial”.
Quais os tipos de receptores da dor?
Os receptores específicos para a dor estão localizados nas terminações de fibras nervosas Ad e C 10,11 e, quando ativados, sofrem alterações na sua membrana, permitindo a deflagração de potenciais de ação.
O que é a fisiologia da dor?
O estudo da fisiologia da dor tem por objetivo saber como se produz uma sensação dolorosa, ou seja, que receptores nervosos, vias nervosas e que parte do sistema nervoso central desempenham papel em seu mecanismo; além disso, procura inves- tigar que relações tem a dor com outros processos e de que modo o orga- nismo ...
Quais são os componentes da dor?
Portanto, parece que existem pelo menos dois componentes da dor: a dor "sensorial", que é uma resposta a um dado estímulo e que é aliviada pela remoção desse estímulo, e a dor "psicológica", que pode ser modificada por eventos contextuais externos como uma guerra ou um esporte intenso.
Como é possível modular a dor?
No ser humano, algumas outras causas podem também modular a dor, como motivações, crenças, espiritualidade, afetividade, vínculo, confiança e segurança.
Quais estruturas estão relacionadas ao processamento da dor?
Este sistema é composto por elementos neuronais da medula espinal, tronco encefálico, tálamo, estruturas subcorticais, córtex cerebral e SNP. O sistema supressor da dor é composto de neurotransmissores, encefalinas (morfinas endógenas), serotoninas (opiáceos endógenos) e serotoninérgico.
Quais são os receptores sensoriais da dor?
Nociceptor é um receptor sensorial que envia sinal causando a percepção da dor em resposta a um estímulo que possui potencial de dano. Nociceptores são terminações nervosas responsáveis pela nocicepção. A nocicepção é uma das duas possíveis manifestações de dor persistente.
Quais são os tipos de receptores sensoriais?
No corpo humano existem vários tipos especializados de receptores sensoriais, entre os quais:
- terminações nervosas livres.
- discos de Merkel.
- receptores dos folículos pilosos.
- corpúsculos de Pacini- pressâo.
- corpúsculos de Meissner.
- corpúsculos de Krause(frio) e Rufinni(dor)
- fusos neuromusculares.
Quais são os estímulos causadores de dor?
Os biologistas sabem que os estímulos causadores de dor são capazes de lesão tecidual. Assim, a dor é aquela experiência que associamos com lesão tecidual real ou potencial. Sem dúvida é uma sensação em uma ou mais partes do organismo mas sempre é desagradável, e portanto representa uma experiência emocional.
Qual a relação entre a dor e os estímulos sensoriais?
As teorias de Brecher definiram que a recepção e condução da dor sofre modulação em níveis medulares e cerebral de acordo com outros estímulos sensoriais.
Como se manifesta a dor?
A dor é uma sensação que se manifesta quando algo de errado ocorre em nosso organismo por meio de estímulos enviados pelos nervos ao cérebro e esse, por sua vez, envia os estímulos ao córtex motor para que esse libere alguma reação. A reação liberada pelo córtex motor é enviada para o local da dor por meio dos nervos.
Por que não tratar a dor?
“Experiência sensorial e emocional desagradável que está associada a lesões reais ou potenciais” (Associação Internacional para o Estudo da Dor) Argumentos para não tratar a dor O animal deve sentir dor para não utilizar o membro onde foi realizada a cirurgia O animal deve sentir dor para se locomover pouco e não comprometer a cirurgia