Como o processo Carioso acontece?

Índice

Como o processo Carioso acontece?

Como o processo Carioso acontece?

O processo carioso é mediado por biofilme, com associação de carboidratos fermentáveis dietéticos, especificamente açúcares livres, como o fator etiológico motriz. É possível identificar a doença com mais frequência em crianças, principalmente pelo alto consumo de açúcares contidos em alimentos.

Como ocorre o processo de desmineralização do dente?

A desmineralização primeiramente ocorre no esmalte e depois, na dentina, quando os dentes sofrem ação de alimentos ácidos, tais como: refrigerantes, energéticos, frutas cítricas como limão e abacaxi em excesso.

Como a cárie é removida?

“A cárie é retirada com um processo mecânico onde uma broca diamantada retira todo tecido amolecido”, descreve o dentista. Feito isso, o profissional escolhe o melhor material para restaurar o dente afetado, que pode ser a resina composta ou a porcelana.

Como se inicia a cárie dental?

Ela é causada por bactérias que produzem ácidos capazes de corroer o dente, formando um pequeno buraco. O desenvolvimento da cárie leva de algumas semanas até vários meses, mas a dor só aparece quando a “escavação” se aproxima da polpa do dente, um conjunto sensível de nervos e vasos sanguíneos.

Como ocorre o processo de desmineralização e remineralização dos dentes?

A desmineralização/remineralização desse tecido depende do pH e da saliva. No pH fisiológico (acima de 5.5), a saliva fica supersaturada de íons cálcio e fosfato e o dente ganha minerais (mineralização). No pH abaixo de 5.5, a saliva fica subsaturada de íons cálcio e fosfato e o dente perde minerais (desmineraliza).

O que é o processo de desmineralização?

Na prática, a remineralização pode ser definida como qualquer processo de ganho pela superfície dental que ocorra através da deposição de minerais na área desmineralizada do dente, segundo Fernando.

O que causa a cárie nos dentes?

O principal sintoma da cárie é a dor de dente, mas em alguns casos ela pode causar: dor ao comer ou beber algo doce, frio ou quente, a presença de furinhos em um ou mais dentes, manchas amarelas ou brancas na superfície do dente, sensibilidade ao tocar num dente e gengiva inchada e dolorida.

Como ocorre esse processo?

COMO OCORRE ESSE PROCESSO? Todo mineral possui solubilidade em água, essa solubilidade depende da saturação do meio. Quando o meio está subsaturado há perda mineral para o meio (desmineralização), já quando o meio está supersaturado não há solubilidade do mineral. O QUE ACONTECE QUANDO INGERIMOS ALIMENTOS COM AÇÚCARES FERMENTÁVEIS?

Qual a causa da lesão cariosa?

12. A lesão cariosa é considerada atualmente como a manifestação clínica de uma infecção bacteriana. A atividade metabólica das bactérias provoca queda no pH da placa, e a saliva eleva o pH com sua capacidade tampão, resultando em um contínuo processo de desmineralização e remineralização do tecido dentário.

Como se desenvolverão as lesões de cárie?

Por isso, as lesões de cárie irão se desenvolver de forma diferente em cada um desses tecidos – em dentina e cemento o processo carioso é mais acelerado. PROCESSO DES-RE: é um processo fisiológico, no entanto, quando há um desequilíbrio que favorece o processo de desmineralização irão aparecer lesões de cárie.

Postagens relacionadas: