Como acontece a violência simbólica na escola *?
Como acontece a violência simbólica na escola *?
A violência da escola é uma violência institucional, simbólica, que ocorre através da maneira como a instituição e seus agentes tratam os estudantes com ignorância, rispidez, desatenção, desprezo, negligência, autoritarismo.
Como prevenir a violência simbólica?
Discutir a violência simbólica na escola é importante na medida em que permite a produção de ações que possam romper com estereótipos e comportamentos legitimadores desse tipo de violência. A educação é central na perpetuação da violência simbólica.
Qual a origem da violência simbólica?
A violência simbólica se funda na fabricação contínua de crenças no processo de socialização, que induzem o indivíduo a se posicionar no espaço social seguindo critérios e padrões do discurso dominante.
Qual o exemplo de violência simbólica sobre a mulher?
Um exemplo claro de violência simbólica é a dominância masculina sobre a mulher.Na sociedade patriarcal atual, há uma naturalização desta dominância,sendo muitas vezes até esperado que o homem tenha um salário melhor do que uma mulher que exerça o mesmo cargo.
Qual a violência simbólica no ambiente escolar?
A violência simbólica no ambiente escolar: a escola como um instrumento oculto de dominação.
Quais os subtítulos da violência simbólica?
Para esclarecimento do assunto tratado no artigo denominei três subtítulos sendo eles a conceituação de violência simbólica, a violência simbólica travestida em nosso dia-a-dia e a violência simbólica no ambiente escolar.