Como funciona o processo de crescimento dos ossos?

Índice

Como funciona o processo de crescimento dos ossos?

Como funciona o processo de crescimento dos ossos?

O crescimento dos ossos das crianças depende de placas de crescimento situadas perto do final de todos os ossos longos do corpo. Essas placas consistem em células cartilaginosas chamadas condrócitos, que suportam a formação de novo tecido ósseo.

Como se dá a formação dos ossos?

O tecido ósseo primário é formado através de ossificação intramembranosa e surge a partir da diferenciação de células de tecido conjuntivo em osteoblastos. A membrana de tecido conjuntivo restante se condensa e forma o periósteo.

Como é denominada a estrutura que faz com que os ossos longos cresçam longitudinalmente?

A ossificação endocondral inicia-se sobre uma peça de cartilagem hialina do esqueleto que irá formar tecido ósseo. Esse tipo de ossificação é o responsável básico pela constituição dos ossos curtos e longos.

Qual hormônio é responsável pelo crescimento dos ossos?

Dentre os fatores de crescimento (GFs), destaca- se o hormônio do crescimento growth hormone (GH), que é um regulador fundamental do crescimento ósseo pós-natal e do remodelamento ósseo. Na infância e na puberdade, há um grande aumento na massa óssea via formação óssea endocondral.

Como ocorre o processo de reabsorção óssea?

Durante a reabsorção, a estrutura óssea é dissolvida e digerida pelos ácidos e enzimas produzidos pelos osteoclastos. Conforme explica o ortopedista Vinícius Magno, esse processo de remodelação óssea possibilita que os ossos se adaptem às necessidades do corpo de cada indivíduo.

Como ocorre o crescimento nos ossos curtos?

Nos ossos curtos, o crescimento ocorre apenas na cartilagem articular.É um processo equilibrado entre a formação de cartilagem na zona cartilaginosa distalmente e a ossificação da extremidade proximal da zona cartilaginosa permitindo assim, o crescimento longitudinal.

Quais os ossos do corpo?

Tipos de ossos. Quase todos os ossos do corpo podem ser classificados em 4 tipos, de acordo com a sua forma: Longos – mais compridos do que largos.

Qual a zona de repouso do osso?

Em toda extensão da reta 1, observamos a Zona de repouso. As células circuladas em 2 são os condrócitos, podemos notar que não possuem qualquer alteração morfológica. Em extensão da reta 3 já nota-se a Zona seriada, onde os condrócitos estão formando fileiras paralelas de células achatadas e no eixo longitudinal do osso.

Qual a taxa de reabsorção do osso?

A taxa de deposição e reabsorção em qualquer área altera ou mantém a forma do osso. A estrutura interna do osso é continuamente alterada em resposta a mudanças de peso, microfraturas e mudanças na postura. Este processo é chamado remodelação interna e é levado a cabo por uma unidade de remodelação óssea.

Postagens relacionadas: