Como funciona a sonda lambda?
Como funciona a sonda lambda?
Basicamente ela mede a quantidade de oxigênio que está passando pelo coletor de escapamento (ou descarga), passa essa informação para a ECU que, coleta essa e outras informações de outros sensores do motor, como o sensor de temperatura do ar, entre outros.
Como testar sonda lambda pós catalisador com multímetro?
Sinal da sonda pós-catalisador com multímetro: No conector marrom, com as pontas de prova nos fios preto (sinal) e cinza (terra) (5a), coloque o multímetro em escala de voltagem e ligue o motor.
Tem como limpar a sonda lambda?
Ora, a sonda lambda fica no escapamento e informar a central eletrônica se a combustão está dentro dos parâmetros normais, a quantidade relativa de combustível e a do ar estão corretas. Entretanto, essa sonda é blindada, não existe a menor possibilidade de uma limpeza, pois é impossível abri-la.
Quando é hora de trocar a sonda lambda?
QUANDO FAZER TROCA DA SONDA LAMBDA?
- Velas de ignição, cabos de vela ou bobina danificados.
- Filtro de ar e de combustível comprometidos.
- Bomba de combustível com baixa pressão.
- Bico injetor entupido ou danificado.
- Correia dentada mal instalada ou com tensão inadequada.
- Combustível adulterado ou contaminado.
Como testar sinal da sonda?
Teste do controle negativo do aquecedor da sonda Conecte o osciloscópio ao terminal 5 do conector B – cinza, no fio preto e roxo. Dê a partida no veículo, e observe os pulsos PWM de onda quadrada, no gráfico do osciloscópio (gráfico obtido com o veículo em marcha lenta), indicando o correto funcionamento.